01 de julho de 2019

A confiança tornou-se um modelo de negócio, diz relatório da Cision

O relatório Global State of the Media 2019, desenvolvido pela empresa de relações públicas Cision – no Brasil representada por PRNewswire – associada da Aberje, traz os resultados de uma enquete feita com 1.999 jornalistas de 10 países sobre sua percepção acerca do panorama atual da mídia.

Melhorar a precisão e a veracidade das notícias é um dos principais objetivos. Para 51% dos entrevistados, a veracidade é a prioridade para os veículos, seguida pela receita.“Noticiar a verdade é mais importante do que nunca. O propósito do jornalismo não mudou, mas evoluiu. O objetivo do jornalismo em 2019 é proporcionar uma cobertura tão informativa e confiável que as pessoas ao redor do mundo estejam dispostas a pagar por isso. A confiança tornou-se um modelo de negócio”, destaca o relatório.

Outras questões pontuadas pelo relatório:

– Jornalistas têm tomado mais decisões baseadas em dados referente ao conteúdo que publicam. “Jornalistas analisam dados para entender melhor quem é sua audiência e o que ela quer – ou mesmo precisa – ler… e dizem que irão focar ainda mais em entender sua audiência para criar histórias mais relevantes e engajadoras”, afirma o relatório.

– As mídias sociais têm se tornado mais desafiadoras e um parceiro complexo para os publishers.

– Jornalistas acreditam que a falta de confiança na mídia pode estar em declínio.

– Diante da falta de recursos – com menos profissionais nas redações e orçamento reduzido – os jornalistas têm aumento na carga de trabalho.

Referente às maiores ameaças ao jornalismo, o relatório afirma que “ironicamente a era das ‘fake news’ contribuíram para um público mais informado – ajudando a restaurar a confiança da sociedade no jornalismo”. Os três maiores desafios globais são as mídias sociais e os influenciadores, os recursos e equipe da redação, e as fake news (22%, 20% e 19%, respectivamente).

De acordo com o relatório, mais jornalistas acreditam que o posicionamento das redes sociais frente à mídia tradicional é um dos grandes desafios do jornalismo. E mais jornalistas creem que os algoritmos terão maior impacto em seu trabalho neste ano.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS: