PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
19 de novembro de 2018
BLOG Reputação é tudo

A beleza e a dificuldade da Comunicação Integrada

Algumas conclusões sobre os trabalhos inscritos na categoria Comunicação Integrada do Prêmio Aberje 2018.
Tatiana Maia Lins
 
  • COMPARTILHAR:

Na próxima segunda-feira serão entregues os troféus do Prêmio Aberje 2018, numa cerimônia em São Paulo que promete reunir a nata da comunicação brasileira. Este ano, tive o privilégio e a honra de fazer parte da Comissão Julgadora da categoria “Comunicação Integrada” – a mais bela de todas as categorias – e compartilho aqui algumas das conclusões às quais cheguei, sem mencionar os concorrentes, obviamente.

Digo que Comunicação Integrada é a mais bela de todas as categorias porque nenhuma delas conjuga tantos desafios como a categoria da Comunicação Integrada. Se engajar um único público-alvo já é desafiador, engajar vários públicos, com olhar estratégico, definitivamente, não é tarefa para amadores. E é exatamente nesta dificuldade que reside a beleza da Comunicação Integrada. Quando ela é feita corretamente, o resultado é quase mágico, é encantador.

Engana-se quem acredita que para alcançar bons resultados é preciso um budget milionário. Há casos em que as empresas gastam dinheiro demais para fazer o basicão sem criatividade, enquanto outras aproveitam cada centavo de forma extraordinária. O segredo está no tesão envolvido em cada projeto. Sim, você leu bem, eu falei em tesão. É preciso ter tesão pelo trabalho, além de olhar estratégico. Quando a equipe entra no automático, já era. Os cases mais eficazes e eficientes que eu analisei foram os que deixaram transparecer, nos resultados, a emoção envolvida no planejamento e no desenvolvimento das ações.

Santo de casa faz milagre?

Engana-se também quem acredita que “santo de casa não faz milagre”. Vi lindos projetos serem gerados in house pela galera que mais conhece a empresa e mais depende de sua sobrevivência em casos de crise. Fato que também comprova a importância do envolvimento emocional para os resultados da Comunicação Integrada. Vi bons cases vindo de agências. Mas os bons cases de agências também deixaram transparecer o envolvimento emocional da equipe.

Em relação a planejamento, temos um longo caminho pela frente no fornecimento de evidências que o comprove. Nem todos fazem pesquisas antes da ação, este é um ponto que certamente pode ser muito útil no melhor aproveitamento de recursos.

Tema difícil? Conta outra!

Tema difícil? Isso é desculpa esfarrapada. Tem gente que consegue inovar até na comunicação de previdência privada… Todo o meu respeito a essas pessoas.

A todos os que inscreveram os seus projetos, meus parabéns. Aos que ganharam, parabéns em dobro! Vocês são inspiradores.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Tatiana Maia Lins

Fundadora da consultoria Makemake Reputação, é mentora de lideranças e professora na Escola Aberje, na ESPM, na UnB, na FAAP e na USP. É autora do livro Reputação e Valor Compartilhado - Conversas com CEOs das empresas líderes em ESG, Editora Aberje (2022) e foi retratada em março de 2023 como uma liderança ESG moldando o futuro dos negócios no Brasil pela Women to Watch Brasil.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade