Blended Webinar traz Júnia Gama, analista política da XP Investimentos, no dia 12 de abril
08 de abril de 2022
  • English

A analista política participa de evento online organizado pela Aberje e King’s Brazil Institute

O próximo Blended Webinar, que será realizado no dia 12 de abril, promovido em parceria entre a Aberje e o King’s Brazil Institute, vai contar com um time de especialistas para discutir o tema Estado e Mercado Após a COVID-19. Um dos especialistas convidados é Júnia Gama, analista política da XP Investimentos desde 2020, onde traça cenários sobre os principais temas políticos para o mercado financeiro. 

Em sua visão, havia uma maior expectativa em 2018 quando durante a campanha Bolsonaro haveria uma união entre liberais e conservadores em seu governo. “Eu acho que o mercado financeiro naquela época esperava que o governo agisse de acordo com o Mercado, e isso se mostrou errado. Claro que nós possuímos aspectos na atual gestão de governo que são liberais, assim como o ministro da economia, que também possui um ideal liberal, mas está muito claro nesse momento que o governo porta-se de acordo com seus interesses políticos, especificamente com a intenção de garantir a reeleição”, acentua Júnia. 

“O foco naquela época era recuperar o ambiente fiscal já que o país encontrava-se em um grande déficit. Agora, com as consequências da pandemia, eu acho que os candidatos estão todos procurando meios de melhorar benefícios sociais para apoiar indivíduos que sofreram tanto nessa época. Desse modo, sim, acredito que seus planos de governo estão mudando, já que atualmente podemos observar candidatos propagando ideias com esse viés; Inclusive, o próprio presidente Bolsonaro. Em 2021, em outubro, ele decidiu que o governo deveria ter um programa bem maior depois da crise na área da saúde”, analisa. 

Em conclusão, para Júnia, o cenário já é diferente, assim como os discursos dos concorrentes ao governo. “Os programas governamentais também irão mudar, e a responsabilidade fiscal talvez não seja o maior problema nessas eleições. É possível que as questões sociais sejam as pautas mais importantes esse ano”, acredita.

Acesse o vídeo para ouvir Júnia Gama aqui

Blended Webinar Estado e Mercado Após a COVID-19
Data: 12 de abril
Horário: das 11h às 12h
Transmissão: canal da Aberje no YouTube
Inscrição: aqui

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.