14 de março de 2022

Banco do Brasil tem novo executivo de imprensa, comunicação interna e reputação

Sérgio Gonçalves Freire assume no lugar de Marco Tulio Bretas, que se aposentou
Sérgio Gonçalves Freire - Banco do Brasil

Sérgio Gonçalves Freire assume no lugar de Marco Tulio Bretas, que se aposentou

Sérgio Gonçalves Freire – Banco do Brasil

Após 34 anos de carreira no BB, o profissional de comunicação Marco Túlio Bretas de Vasconcelos se aposentou. Em seu lugar, Sérgio Gonçalves Freire assume o cargo de gerente executivo de relacionamento com imprensa, comunicação interna e gestão de risco de reputação.

Em sua despedida, Marco Túlio fez questão de registrar sobre a importância de uma assessoria de comunicação construir relações sólidas com seus públicos porque o Banco é permanente. “A assessoria do BB ainda hoje é reflexo da sua conduta, depois acrescida do trabalho de tantos profissionais brilhantes que por ali passaram, como João Forni, Beto Barreto, Armando Medeiros e Omar Lopes”, disse, em referência a profissionais que, antes de Marco Túlio, também já lideraram o setor. Aos colegas do Banco e aos jornalistas, com os quais manteve contato por mais de uma década, Túlio agradeceu pela confiança, pela generosidade de sempre.

Já o novo gerente executivo, Sérgio, demonstrou que buscará continuidade em sua gestão e relatou satisfação de ter assumido a função. “Contribuir para promover a imagem e a marca do BB, uma instituição de tamanha relevância para a nossa sociedade, sempre foi uma atitude que assumi ao longo da carreira. Nessa minha nova etapa, permanecem o senso de pertencimento e o compromisso com a empresa, somados agora a atribuições de maior abrangência”, disse. “Nunca fazemos nada sozinhos. As conquistas são construções individuais e coletivas que moldam as histórias de cada um”, destacou.

Com a mudança, Giovanni Nobile – que também assina artigos na Aberje – deixa a comunicação interna do BB e assume o cargo de gerente de relacionamento com a imprensa. Em seu lugar, Alessandro Pereira assume a liderança da equipe de comunicação interna do Banco. Ana Cecília Dornelles segue como gerente de reputação, atuando com gestão de crise e monitoramento digital. Todos na equipe de Sérgio Gonçalves, vinculado à Diretoria de Marketing e Comunicação do BB, liderada por Paula Sayão, diretora que também é conselheira deliberativa da Aberje.

Sérgio Gonçalves Freire 

Funcionário de carreira do BB, tem 21 anos de experiência em comunicação corporativa, nas áreas de assessoria de imprensa e comunicação interna do Banco do Brasil, lidando com os principais assuntos que colocaram a empresa em destaque na imprensa, na sociedade e perante os funcionários e clientes. Também exerceu atribuições de marketing no plano de saúde dos funcionários do Banco do Brasil (Cassi), onde foi responsável por campanhas de publicidade e de orientação em saúde, pesquisas de satisfação e gestão da marca. Como gestor da Assessoria de Imprensa do Banco do Brasil, conquistou, por seis anos consecutivos (2016-2021), o prêmio “Empresas que melhor se comunicam com jornalistas”, um dos principais reconhecimentos do setor, em que são entrevistados mais de 3 mil jornalistas de todo o país.

Giovanni Nobile 

É jornalista e atualmente exerce o cargo de gerente de relacionamento com a imprensa no Banco do Brasil. Já foi repórter na revista Piauí e em jornais no Paraná. Tem dois Prêmios Aberje, oito prêmios “Melhores Empresas que se Comunicam com Jornalistas” e esteve quatro vezes entre os finalistas do Prêmio Top Mega Brasil de Executivos de Comunicação. No início dos anos 2000, recebeu o prêmio Top Blog Brasil na categoria Cultura. No BB, elaborou e aplicou com equipe de comunicação integrada o conceito de planejamento a partir do Journalism Thinking como método de inovação (metodologia que foi tema de palestras e artigos da Aberje e em eventos como a Campus Party Digital Edition 2020 e também em eventos corporativos, como na Embrapa.

Alessandro Pereira  

Novo gerente de comunicação interna do Banco do Brasil. Já atuou como editor e redator nos canais institucionais de comunicação do Banco e também fez parte da equipe de assessoria de imprensa do BB durante quatro anos, período em que a empresa conquistou quatro prêmios “Melhores Empresas que se Comunicam com Jornalistas”. Trabalhou ainda como assessor de imprensa no Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) e no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), ambos vinculados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além de colaborar como redator para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

Ana Cecília Dornelles 

Atua com comunicação corporativa desde 2012. Atualmente é gestora de Risco de Reputação na diretoria de Marketing e Comunicação, com experiência em crise e monitoramento digital. Já passou pela área de comunicação da Fundação Banco do Brasil e foi gestora de comunicação interna,  assessoria de imprensa e contratos de marketing no BB. É formada em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Ensino Superior (IESB), tem MBA de Gestão Estratégica em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e certificação em publicidade digital pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau).

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *