Bayer e Manu Gavassi se unem para cocriação da campanha Liberdade Vem de Dentro
• No segundo ano do movimento, a artista e a área de Saúde Feminina da empresa buscam contribuir para que as mulheres se sintam mais livres para cuidar de si e fazerem suas próprias escolhas
• Além de informações sobre contraceptivos, o site da campanha trará uma linha do tempo com marcos da luta das mulheres pela liberdade e a possibilidade de comparar dois métodos diferentes
• O projeto também conta com a participação de um squad de influenciadoras de peso, como Camila Coutinho, Thelminha, Mariana Goldfarb e Alice Wegman
A edição 2021 da campanha Liberdade Vem de Dentro, da Bayer, terá Manu Gavassi como nova parceira do projeto. No segundo ano do movimento, que busca promover reflexões e diálogo sobre a liberdade feminina, a artista, junto com a área de Saúde Feminina da empresa, se juntaram num processo de cocriação para desenvolver um conteúdo que contribua para que as mulheres olhem mais para si e se sintam livres para fazerem suas próprias escolhas.
A liberdade feminina é uma conquista recente, já que até 60 anos atrás as mulheres não tinham sequer a possibilidade de fazer um planejamento familiar com o uso de métodos contraceptivos altamente eficazes. Desde então, elas vêm percorrendo um caminho de luta e persistência em busca de uma vida mais livre e independente. Afinal, liberdade envolve cuidar do corpo, da saúde e da sexualidade, de acordo com as particularidades e escolhas de cada uma.
“Existem lutas que hoje já permitem que a gente faça coisas que eram inimagináveis para mulheres em outros períodos da história, mas ainda existe uma tentativa muito forte de aprisionar a liberdade feminina. É uma luta contínua para ter liberdade de falar sobre tudo, como sobre nossa sexualidade, nossas escolhas e métodos contraceptivos, de forma mais clara, sem que seja uma conversa que traga vergonha. A gente tem muito a ganhar falando abertamente sobre isso”, afirma Manu, que atua também como roteirista no projeto e compartilha a Direção Criativa com a CRANE, agência que assina a campanha pelo segundo ano consecutivo.
Flavia Passoni, gerente de Saúde Feminina da Bayer, diz que “contar com a Manu em mais um ano desse importante movimento em prol da liberdade feminina é superimportante, por tudo o que ela representa e pela preocupação que ela tem em se engajar com a causa. A ideia é realmente unir forças para fazer com que cada vez mais mulheres se sintam donas de si e acreditem que alcançar essa liberdade é possível”.
Além de Manu, a campanha Liberdade Vem de Dentro também conta com as influenciadoras Camila Coutinho, Thelminha, Mariana Goldfarb, Alice Wegman, Beatrice, Lara D’avila, Mari Lobo e Jessica Lopes, que irão produzir diferentes formatos de conteúdo relacionados à liberdade sexual feminina e planejamento reprodutivo ao longo dos próximos meses em seus canais.
Linha do tempo e possibilidade de comparar métodos são outras novidades desse ano.
A campanha, que ficará no ar até setembro, é totalmente digital, com ativação em mídias sociais – incluindo, nesse ano, Tinder, Pinterest e TikTok -, parceria com veículos de mídia e as influenciadoras digitais mencionadas. O projeto, idealizado e conduzido pela agência CRANE, tem um site próprio, que traz vídeos em que Manu conta sobre o que é liberdade para ela e a importância disso em sua vida e na vida das mulheres como um todo, bem como informações sobre os diferentes métodos contraceptivos, especialmente os de longa ação, que são considerados os mais modernos e mais eficazes atualmente.
“Os métodos de longa ação, como os DIUs hormonais, chegaram para revolucionar a vida das mulheres, trazendo mais liberdade, por não precisarem de lembrança, como acontece com a pílula, além de serem mais eficazes e reversíveis, ou seja, caso a mulher mude de ideia com relação a gestação, basta retirá-los Com isso, aquelas que não querem engravidar num curto ou médio prazo têm opções seguras, com duração de 3 a 10 anos, que contribuem para que ela planeje sua vida da forma como achar melhor, sem precisar se preocupar com uma gravidez não planejada”, explica Dra. Thais Ushikusa, ginecologista e obstetra, e gerente médica de Saúde Feminina na Bayer.
Assim como no ano passado, o site apresenta uma linha do tempo sobre a história, conquistas e evolução das mulheres desde 1930 – quando as camisinhas começaram a ser produzidas e uma nova lei garantiu o direito ao voto para as mulheres em todo o Brasil -, até os dias de hoje, em que métodos contraceptivos permeados pela inovação, como os DIUs, já estão disponíveis, e a busca pela igualdade continua.
Outra novidade é que agora as mulheres podem comparar dois métodos contraceptivos – por exemplo, o que elas usam atualmente e o que pretendem passar a usar. Com isso, elas conseguem comparar o tempo de duração (no caso dos contraceptivos de longa ação), eficácia, onde encontrar (planos de saúde, por exemplo) e nível de praticidade. “É claro que essa análise mais profunda e a decisão final deve ser tomada junto à(ao) ginecologista. Porém, essa é uma excelente ferramenta para que a mulher tenha mais clareza sobre as diferenças entre os métodos e vá até mais preparada para a conversa com a(o) médica(o)”, destaca Dra. Thais.
Para mulheres que pretendem colocar o DIU hormonal, método que é obrigatoriamente coberto pelos planos de saúde, é possível encontrar um médico que faça a colocação do dispositivo pelo site. Basta colocar o endereço de interesse e/ou o nome do médico que gostaria de consultar. Para saber mais, acesse https://www.liberdadevemdedentro.com.br/pt-br .
“As mulheres devem ser livres para cuidar de si, para sentir prazer sem medo de uma gravidez não planejada, para escolher o melhor método contraceptivo. Liberdade é poder escolher. Por isso, temos muito orgulho em apoiar um movimento que celebra isso”, completa Flávia.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados