BASF transforma a química com a sociedade de São Paulo para enfrentar o desperdício de alimentos
A BASF realiza um evento de uma semana em São Paulo para enfrentar um dos desafios futuros mais urgentes do mundo: como reduzir o desperdício e a perda de alimentos. A cada ano, cerca de um terço dos alimentos produzidos mundialmente para o consumo humano é perdido ou desperdiçado – isso equivale a 1,3 bilhão de toneladas métricas aproximadamente. Para identificar soluções sustentáveis e inovadoras para enfrentar este desafio, líderes cientistas, especialistas da indústria, estudantes e cidadãos estão participando do Creator Space™ Tour que agora está em São Paulo. O programa acontecerá no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE). Esta é a quarta parada da iniciativa, que faz parte de uma série de eventos globais com duração de um ano, lançado pela BASF em seu 150º aniversário.
"Ao comemorarmos o nosso 150º aniversário este ano, estamos conectando pessoas para juntos buscarmos soluções que ajudam a resolver os desafios do futuro da nossa sociedade. Ao longo da história da BASF, a química tem provado ser um facilitador para novas ideias e tecnologias inovadoras. Esta é a maneira como executamos a nossa missão: Nós transformamos a química para um futuro sustentável", afirma Michael Heinz, membro do Conselho de Administração Executivo da BASF SE.
"A agricultura é uma das principais bases da economia brasileira. O país é o segundo maior produtor de alimentos do mundo. Apesar de ter sido removido do mapa da fome mundial em 2014, o país ainda enfrenta problemas de desperdício e perda de alimentos", ressalta Ralph Schweens, presidente da BASF na América do Sul.
Durante o Creator Space™ Tour São Paulo, a BASF quer identificar soluções em conjunto com as partes interessadas para aumentar a sustentabilidade na agricultura e promover a segurança alimentar. Estima-se que até o ano de 2050, cerca de nove bilhões de pessoas viverão em nosso planeta. Até lá, a produção agrícola terá que ser aumentada em 70% para alimentar a população mundial. A redução no desperdício e perda de alimentos é um dos meios importantes para responder a esse desafio.
O evento de uma semana em São Paulo inclui uma variedade de atividades com diversos grupos de participantes, que vão desde empresas e universidades até o governo, ONGs e a sociedade em geral. O Estado e a cidade de São Paulo têm uma importância especial, pois são decisivos para a produção de alimentos e consumo, bem como no processo de tomada de decisões no país. Isso faz com que o local tenha sido escolhido para receber o Creator Space™ Tour. As atividades da semana incluem:
• Creator Space Summit, um encontro de dois dias com sessões de workshop sobre como encontrar soluções para os desafios logísticos relacionados ao transporte de frutas, verduras e legumes, bem como a sensibilização para o consumo de alimentos e o desperdício na cadeia de produção de trigo.
• Top Ciência, evento sobre o desperdício e perda de alimentos que promove o desenvolvimento de projetos de pesquisa agrícola em parceria com instituições e pesquisadores de toda a América Latina.
• O Conecta reúne os participantes do Creator Space Summit e do Top Ciência para discutir as propostas mais interessantes e viáveis apresentadas nos respectivos eventos.
• Lixo zero, os colaboradores da BASF na América do Sul se uniram para cocriar soluções para o uso e reutilização de materiais para reduzir os resíduos nas unidades de produção da empresa. Durante o Creator Space™ Tour, as três melhores ideias serão premiadas.
• O Prêmio Suvinil de Inovação é uma competição de geração de ideias com os fornecedores da BASF e estudantes de todo o Brasil. Os participantes apresentaram ideias sobre como será a Casa do Futuro e a Loja do Futuro. Os três melhores projetos dos estudantes e o melhor projeto dos fornecedores serão premiados.
• Maratona de criatividade da água, um evento de cocriação com duração de 14 horas que busca soluções concretas para melhorar o uso de água tanto no setor agrícola quanto nas cidades. A proposta mais inovadora será premiada.
• 150 no domingo, último dia do evento, é dedicado a uma série de workshops aberta ao público. Os temas incluem receitas de cozinha sustentáveis, técnicas de compostagem caseira ou experiências com a natureza na megacidade de São Paulo. As oficinas acontecem a cada hora e duram cerca de 40 minutos. Crianças com idade superior a 6 anos podem participar se estiverem acompanhadas por seus pais. A última sessão do workshop começa às 16 horas e todas as sessões são gratuitas.
O Creator Space™ Tour é uma peça fundamental na celebração de aniversário da BASF, com seis paradas que ocorrem em: Mumbai, na Índia; Xangai, China; Nova York, Estados Unidos; São Paulo, Brasil; Barcelona, Espanha; e a cidade natal da BASF, Ludwigshafen, Alemanha. A iniciativa destina-se a conectar pessoas e ideias em todo o mundo para enfrentar os desafios de energia inteligente, alimentos e vida urbana. Mais detalhes e atualizações regulares sobre todas as atividades relacionadas às comemorações do 150º aniversário da BASF podem ser encontradas no Creator Space™ Online (www.creator-space.basf.com) – uma plataforma de internet de colaboração global.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa