BASF seleciona projetos de impacto ambiental e social em São Bernardo do Campo
Como parte de sua estratégia de engajamento social, a BASF – empresa associada da Aberje – reforça em 2019 sua contribuição para o município de São Bernardo do Campo (SP) ao selecionar em uma convocação pública projetos de impacto social e ambiental. As inscrições para a edição 2020 do edital Conectar para Transformar podem ser realizadas até o dia 23 de setembro.
A empresa busca projetos com foco nas áreas de educação científica; empregabilidade e educação ambiental e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade para implementação no município. “Os projetos apoiados pelo edital Conectar para Transformar contribuem para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), um dos critérios para a seleção dos projetos”, destaca Ivania Palmeira, consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF.
As inscrições da edição 2020 podem ser realizadas gratuitamente até 23 de setembro, por meio da plataforma Prosas (www.prosas.com.br), da Nexo Investimento Social. Podem participar entidades com ou sem fins lucrativos, ONGs, OSCIPs e empreendedores individuais (MEIs). O resultado será divulgado no dia 29 de novembro.
EM ANDAMENTO – Atualmente, a BASF apoia três projetos em São Bernardo do Campo, referentes ao edital 2019. O Brincando Comciências, da Fundação Abrinq, incentiva, desde 2018, crianças da pré-escola, com idade entre 4 e 5 anos, a aprenderem matemática e ciências da natureza. Para isso, melhora as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais de educação que atuam em escolas municipais de Educação Infantil em São Bernardo. Em 2019, o projeto teve seu escopo e abrangência ampliados, beneficiando diretamente 32 professores e coordenadores pedagógicos e 1.800 crianças de oito escolas da cidade. Os profissionais capacitados inicialmente compartilharam o conhecimento com outros 60 educadores, impactando mais 2.200 crianças. No total, 4.000 crianças têm acesso aos kits de jogos e materiais de ciência.
O segundo projeto é o Oficinas Gratuitas de Desenvolvimento de Games e Criação de Aplicativos, da VIP Appers, que incentiva 1.000 crianças e adolescentes a ampliar seus horizontes em direção ao empreendedorismo digital. São 30 oficinas de software básico nos laboratórios de informática das escolas parceiras e capacitação técnica de 20 alunos para o desenvolvimento de softwares e criação de aplicativos. Os alunos impactados são de três escolas da cidade.
Já o Energia nas Escolas, do Instituto Akatu, busca sensibilizar e mobilizar 2.500 alunos e 250 educadores de 45 escolas municipais de – 60% da rede pública do município – para o consumo consciente de energia de diversas fontes. O trabalho é apoiado pelos conteúdos e metodologias do Edukatu, rede de aprendizagem desenvolvida pelo Instituto Akatu sobre conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade.
RESULTADOS – O edital faz parte da estratégia de engajamento social da BASF, que já beneficiou na América do Sul 413 mil pessoas nos últimos três anos, e está baseada em dois pilares: valor compartilhado, para contribuir com o desenvolvimento socioambiental e, ao mesmo tempo, realizar negócios rentáveis; e cidadania corporativa, a fim de participar do desenvolvimento social das comunidades em que a BASF está presente. Por meio do edital, a BASF já apoiou 35 projetos desde 2016 no Brasil, Argentina e Chile.
Para conhecer os projetos selecionados nas demais cidades e também das edições anteriores, acesse www.basf.com.br.
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados