BASF recebe prêmio por tecnologia de tintas que melhora a eficiência energética dos veículos
A divisão de Tintas da BASF ganhou o cobiçado prêmio iF Design Award na categoria “Automóveis/Veículos”, por sua tecnologia de tinta funcional para controle passivo de temperatura. O júri da premiação reconheceu as propriedades específicas do sistema da tinta e seu potencial design para a mobilidade do futuro – uma combinação bem-sucedida de funcionalidade e design.
A funcionalidade das tintas tem um papel cada vez mais importante na área de tintas automotivas OEM. A formulação especial do novo sistema de controle de temperatura da BASF oferece proteção, criando um acabamento de alto nível para veículos, além de garantir maior conforto e eficiência. O sistema de pintura utiliza uma base que reflete algumas ondas de luz solar, que são justamente as que causam o aquecimento do veículo. Essa combinação permite que a tinta reduza a temperatura da superfície do veículo em até 20°C nos dias quentes de verão, com um impacto positivo na temperatura interna do veículo. Assim, há um menor uso do sistema de ar-condicionado para controlar a temperatura no carro. “Fatores como a regulação do ar-condicionado têm um grande impacto na autonomia de um veículo, principalmente na área de eletromobility (mobilidade elétrica). Essa tecnologia reduz o consumo de energia, aumentando assim a eficiência do veículo”, explica Stephan Schwarte, chefe da divisão de Pigmentos, Dispersões e Cores Inovadoras da BASF na região EMEA.
Além da funcionalidade, o júri do iF Design Award também se encantou com o potencial design da tecnologia de tinta. “As cores e os efeitos especiais oferecem às montadoras a oportunidade de salientar a forma do veículo e dar ao modelo uma característica única. Nosso sistema de controle de temperatura cobre um amplo espectro de cores que incorpora cores claras e escuras, sem comprometer a qualidade do produto”, diz Mark Gutjahr, head de Design de Cores Automotivas da BASF na região EMEA.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025