BASF lança plataforma que enfoca a sustentabilidade em seus produtos e serviços

- Informações, materiais e soluções, ferramentas digitais entre outros conteúdos estão disponíveis para levar sustentabilidade à cadeia produtiva
- Conteúdo da Fundação Espaço Eco e SustenBOT, que calcula o grau de sustentabilidade das empresas estão incluídos
Para celebrar a Semana Mundial do Meio Ambiente e reforçar o seu propósito de “criar química para um futuro sustentável”, a BASF lança uma plataforma exclusivamente voltada para Sustentabilidade. É um hub digital que reúne um rico conteúdo sobre as soluções e inovações da companhia voltados para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, contribuindo significativamente para a cadeia de valor. Também estão acessíveis artigos informativos, vídeos e as ferramentas digitais para apoiar as empresas a conquistarem uma atuação mais sustentável.
“Entre os nossos pilares estratégicos estão a inovação e a sustentabilidade, que permeia toda a cadeia de valor. Compramos com responsabilidade, produzimos com segurança e eficiência e desenvolvemos soluções sustentáveis, sempre em busca de oportunidades para gerar valor para nossos clientes e para a sociedade”, afirma Renata Milanese, diretora de Customer Enabling da BASF. “Com a plataforma, queremos facilitar o acesso a todo o nosso portfólio sustentável, além de fornecer ferramentas que trarão um suporte valioso às mais diversas indústrias”, complementa.
Entre as soluções de destaque na nova plataforma estão os Accelerators: são os produtos que oferecem substancial contribuição de sustentabilidade para a cadeia de valor. Essa categorização do portfólio é feita pela companhia levando em conta critérios de economia, meio ambiente e sociedade. A meta é alcançar € 22 bilhões em vendas com essa categoria até 2025. “São mais de 16 mil Accelerators que podem contribuir de forma efetiva para a sustentabilidade. Procuramos reunir essa expertise em uma plataforma única e robusta”, explica Renata. “Nela é possível conhecer produtos, acessar conteúdos informativos, encontrar ferramentas digitais e fazer contato com os negócios da BASF, inclusive para discutir demandas e, mesmo, pedir informações comerciais, como cotações”.
Inicialmente, estão contemplados os segmentos de Cuidados Pessoais, Cuidados com a Casa, Saúde, Reciclagem Mecânica e Mineração. Estão disponíveis aplicativos para os respectivos setores, como Simulador para Proteção Solar, ferramenta que auxilia o formulador a planejar a composição dos ingredientes de um protetor solar; EcoSun Pass, metodologia para calcular possíveis impactos ambientais de protetores solares; Calculadora de Vegetalização, que avalia o índice de naturalidade do produto com base nas matérias-primas; os Assistentes Farmacêuticos Virtuais da BASF, como o laboratório virtual gratuito para simulação e otimização de formulação, a ferramenta de informações técnicas e de regulamentação.
Há também um link para os conteúdos da Fundação Espaço ECO (FEE), instituída e mantida pela BASF que presta consultoria ao mercado sobre sustentabilidade, e a disponibilização do SustenBOT, uma calculadora que identifica o grau de sustentabilidade das empresas de uma maneira rápida, intuitiva, acessível e gratuita. Com algumas perguntas, é possível calcular as emissões de CO2 geradas pela empresa e identificar o quanto é possível reduzir as emissões de carbono ao adotar práticas mais sustentáveis – ou até compensá-las por meio de doações de mudas para restauração florestal pelo Programa Mata Viva®, por exemplo.
Outras iniciativas da BASF como o [e]motion, de conteúdo informativo, e o B-Cycle, de soluções para reciclagem mecânica, também têm direcionamento no novo site, que está disponível no link: https://shop.basf.com/sustentabilidade/index.html
Destaques
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
- Especialistas discutem futuro da área de comunicação em debate para o Anuário da Comunicação Corporativa de 2025
ARTIGOS E COLUNAS
Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!