BASF apoia exposição sensorial O Ser Humano e a Água promovida pela Unibes Cultural em SP
Como parte de sua estratégia de engajamento em projetos de impacto social e ambiental, a BASF, empresa associada da Aberje, apoia entre setembro e dezembro a exposição “O Ser Humano e a Água”, na Unibes Cultural, no bairro do Sumaré, em São Paulo/SP.
A proposta é exibir uma experiência sensorial imersiva e lúdica que propõe discussão e conscientização acerca da preservação dos recursos hídricos. A mostra ainda quer ampliar as reflexões sobre novos hábitos em relação à água, alertando o público sobre a quantidade que se gasta na produção de bens de consumo e identificar os diferentes impactos ambientais causados por esse comportamento.
A exposição será distribuída em sete ambientes interativos e instagramáveis. “Túnel Sensorial: Estados da Água”, “Quanta Água”, “Somos Água”, “Matemática da Água”, “Da Natureza Para a Sua Casa”, “Sala das Águas” e “Sala da Cachoeira” são os temas dos espaços construídos por artistas convidados.“Nossos produtos, soluções e tecnologias contribuem ainda para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que orientam nossa gestão. Por isso, apoiamos iniciativas que norteiam essas ODS. Essa mostra “O Ser Humano e a Água” abrange os objetivos 6 e 17, sobre Água Limpa e Saneamento e Parcerias Sustentáveis, respectivamente”, destaca Cristiana Brito, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF para a América do Sul e vice-presidente do Pacto Global da ONU no Brasil.
O circuito da exposição tem início em um túnel sensorial em que o visitante passa pelos estados da água (sólido, líquido e gasoso), seguindo por um segundo cenário que apresenta a quantidade de água que possuímos no corpo por meio de uma ativação tecnológica, unindo cenografia e áudio. No terceiro espaço, os visitantes serão convidados a uma importante reflexão em relação à quantidade de água presente no planeta e no ser humano. Na quarta etapa, é possível encontrar as utilizações de água pelo ser humano, desde as mais básicas e vinculadas à sobrevivência, até a produção de bens de consumo e seu uso industrial. “A água é um recurso fundamental para a nossa sobrevivência. Pensando nisso, desenvolvemos uma exposição com instalações interativas que debatem e alertam a importância do consumo consciente para que crianças e adultos se surpreendam”, afirma Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural.
A exibição do caminho da água desde sua origem até a casa dos brasileiros fica por conta do quinto cenário. Em seguida, a exposição instiga o imaginário para mostrar o dano causado aos oceanos pela espécie humana e o papel importante dos cidadãos para ajudar o meio ambiente por meio de uma projeção surpreendente. E, por fim, os visitantes atravessarão uma “cachoeira de lixo”, uma produção artística que tem como objetivo chamar a atenção para a quantidade de resíduos que produzimos. A exposição será aberta ao público no dia 13 de setembro e para visitá-la é necessário adquirir o ingresso por meio deste link. “A BASF está patrocinando esta exposição por meio de incentivo fiscal com uso da Lei Rouanet. Isso possibilita sua apresentação gratuita para alguns públicos específicos e também preços reduzidos para outros. Assim, unimos cultura e conscientização ambiental”, explica Ivânia Palmeira, consultora de sustentabilidade da BASF para a América do Sul.
Serviço: até 22 de dezembro (exceto às segundas-feiras)
Exposição: O Ser Humano e Água
Horário: das 10h30 às 18h30 (entrada até às 17h30)
Valor: R$20 e R$10 (meia-entrada) – entrada gratuita às sextas-feiras
Classificação Livre
Espaço Acessível
Local: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP)
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?