Banco Votorantim concentra funcionários em espaço de troca de ideias e colaboração
30 de julho de 2017
  • English

O Banco Votorantim está unificando sua operação em São Paulo, transferindo grande parte da equipe da BV Financeira, antes instalada na avenida Paulista, para a sua sede no sustentável condomínio Rochaverá Corporate Towers. A mudança permite uma maior colaboração e troca de experiência entre os funcionários, além de redução de custo de locação de espaço corporativo e dos gastos de locomoção de pessoal entre os dois escritórios. O banco integra os negócios da Votorantim, empresa associada à Aberje.

A instituição, que já oferecia horário flexível para seus funcionários, está ampliando a adoção de trabalho remoto e fez uma transformação completa em seu escritório criando espaços colaborativos, sem barreiras entre hierarquias e departamentos e mesas compartilhadas. Além disso, a partir deste mês, todos os dias passam a ter código de vestimenta casual, não apenas às sextas-feiras, tudo isso com o objetivo de estimular um ambiente aberto à criatividade e troca de ideias entre colaboradores e equipes.

Banco Votorantim_espaço

“Nossa ideia foi acompanhar as tendências de espaços corporativos que estimulam a troca de experiência entre funcionários, em um ambiente no qual a criatividade é o principal conceito. Além disso, nós que já tínhamos adotado o horário flexível, estamos incentivando o trabalho remoto para que o colaborador evite muitos deslocamentos e tenha mais qualidade de vida e também reduza as emissões provenientes de nossa atividade”, explicou a superintendente executiva de Recursos Humanos, Ana Paula Tarcia.

Espaços para trabalhar em conjunto não faltam: são diversas salas de reunião espalhadas por diferentes andares, sem falar nos espaços de compartilhamento com mesas e banquetas altas, sofás e cafeteria. “A proposta é não ter apenas salas de reunião formais e sim fazer com que cada ambiente se transforme em um espaço de discussão”, disse Ana Paula.

A mobilidade dos funcionários foi possível graças ao investimento em tecnologia e digitalização, que permitiram segurança e agilidade para operarem via VPN (Virtual Private Network) em qualquer lugar. Nesse mesmo processo, a força de vendas da BV Financeira recebeu novos equipamentos e um aplicativo, o Sou BV, que possibilita a realização de várias operações, onde quer que o funcionário esteja.

Além de dinamizar e inovar na forma dos seus colaboradores trabalharem, a reestruturação física irá gerar economia em diferentes escopos, como a redução do gasto de transporte entre as duas unidades existentes, que chegava a R$ 500 mil por ano, e o custo de locação de áreas corporativas.

Toda essa inovação foi materializada com uma nova arquitetura projetada pelo escritório especializado em soluções corporativas Athie Wohnrath, que dedicou quatro meses de estudo da ocupação das mesas e espaços do Banco Votorantim para desenvolver o novo projeto com mesas compartilhadas e diversas salas de reunião e espaços colaborativos.

Antes da mudança de local de trabalho, os funcionários passaram por um processo de adaptação que contou com um amplo material de apoio para que cada um soubesse o passo a passo de cada etapa da mudança. Além disso, antes de deixar o espaço antigo, os colaboradores se empenharam no “Dia do Desapego”. O objetivo dessa ação foi separar os materiais de suporte (escritório e documentos) de acordo com sua destinação correta: reaproveitamento no novo local de atuação ou doação para as entidades sociais apoiadas pelo Banco.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.