Banco do Nordeste seleciona 17 projetos de pesquisa e inovação para combate ao novo coronavírus

O Banco do Nordeste, instituição associada da Aberje, selecionou 17 projetos de pesquisa e inovação que propõem soluções de combate ao novo coronavírus (Covid-19) e para os quais serão destinados R$ 5 milhões. Os projetos selecionados participaram de edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), lançado pelo Banco do Nordeste com objetivo de apoiar a pesquisa e inovação em ambiente produtivo para o combate à pandemia e aos seus efeitos sobre o sistema de saúde, de bem-estar social e produtivo.

Os recursos são não reembolsáveis e contemplam micro e pequenas empresas e empresas de pequeno-médio porte de cinco estados do Nordeste – Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe – e são oriundos (Fundeci), administrado pelo BNB.
Ao todo, foram inscritos 195 projetos. Das empresas selecionadas, sete são do Ceará, quatro, de Pernambuco, três, da Bahia, duas, do Rio Grande do Norte, e uma, de Sergipe.
As propostas de pesquisa e inovação abrangem o desenvolvimento de soluções como higienização à base de probióticos e de ácido cítrico para inativação do vírus em ambientes públicos; diagnóstico rápido da doença a custo competitivo; monitoramento em tempo real integrado a IoTS (internet das coisas) e wearables para controle de aglomerações; automatização do processo de prescrição de medicamentos baseado em blockchain, sistemas de telemedicina, dentre outras.
O resultado está disponível no portal do Banco do Nordeste, no endereço: https://www.bnb.gov.br/web/guest/fundeci/editais.
ARTIGOS E COLUNAS
Maria Claudia Bacci Quando todos “souberem” comunicar, quem pensará?Leila Gasparindo Governança da atenção: a resposta estratégica da comunicação interna à era da IARodrigo Amaral O que uma simples corrida de rua pode nos mostrar sobre análise de dados
Destaques
- Preparação e confiança orientam gestão da reputação antes, durante e depois das crises
- Comitê Aberje revela como embaixadores estão transformando a comunicação interna
- Comitê Aberje explora a nova dinâmica da confiança nas redes sociais
Notícias do Mercado
- TrensRJ é a nova associada à Aberje
- Grupo RPMA anuncia Lucia Müller como sócia-diretora de Criação e líder de unidade
- Textual Comunicação lança solução que combina ciência de dados e relações públicas
































