Ball é a mais nova associada da Aberje
Gigante do alumínio passa a integrar a rede associativa
Atualmente, a área de Comunicação da Ball concentra os temas de Comunicação Institucional, Comunicação Externa, Comunicação Interna e Relações com as Comunidades e conta com quatro profissionais dedicadas: Thais Moraes, Adriana Stadella de Oliveira, Mariana dos Anjos Lima e Tatiana Arruda, além de uma rede de parceiros no Brasil, Argentina, Chile e Paraguai.
Ocupando a liderança mundial de embalagens sustentáveis de alumínio, a Ball Corporation posiciona-se como uma gigante do setor, produzindo, a cada ano, mais de 110 bilhões de latas e empregando cerca de 21.500 pessoas em todo o mundo. No Brasil, a Companhia possui 11 fábricas de latas e tampas e atua como uma importante investidora no território nacional. Desde sua chegada, em 2016, já investiu mais de USD 213.2 milhões, sendo USD 133.2 milhões só em 2020, contemplando expansões, construções e investimentos em equipamentos e tecnologia.
Por acreditar em um consumo com menos lixo e mais consciência, a Ball criou, em janeiro de 2018, o VADELATA, movimento em prol do consumo da latinhas de alumínio, a embalagem mais amiga do meio ambiente. Alavancada pela área de comunicação da companhia, o objetivo da campanha é colaborar para a educação ambiental, o consumo consciente e a destinação correta de resíduos, abordando ainda as vantagens da latinha — já que é 100% e infinitamente reciclável, com uma incrível taxa de reciclagem de 97,4% no Brasil. Em suas redes, o VADELATA promove ações com influenciadores, cobertura de eventos, lançamentos de produtos no mercado de bebidas, dicas para uma vida mais sustentável, tudo de forma leve e informativa.
A partir do movimento, a Ball vem realizando importantes ações de Comunicação. Recentemente lançou a vadelatastore.com.br, e-commerce exclusivo para bebidas em lata, e que é liderado por campanhas de diversão, conscientização e conveniência, atributos do produto. Com campanhas como a Green Week, logo após a tradicional Black Friday, a loja fez doações para a ONG Route Brasil, de limpeza de praias, para cada lata comprada no canal.
O movimento #VADELATA atua ainda nos principais Carnavais do Brasil. No ano passado, foi responsável pela criação da campanha “Por um carnaval infinitamente sustentável” e, em parceria com a Novelis, reciclou mais de 14 toneladas de resíduos em 16h de desfiles do Galo da Madrugada, o maior bloco da terra. Realizou ainda a amplificação das mensagens sobre a latinha com influenciadores e promoveu o desfile da “Ala dos Catadores”, durante o espetáculo em Recife. Na edição do Galo de São Paulo, refrescou o bloco em parceria com a AMA, distribuindo água em lata para experimentação dos foliões.
Em 2019, a Ball lançou a campanha “Quem curte natureza e diversão, cai na folia de latinha na mão”. Além de uma ação digital com influenciadores e uma parceria com o canal Porta dos Fundos, três grandes Carnavais do Brasil foram patrocinados: no Rio de Janeiro, um camarote foi montado na Sapucaí e o VADELATA deixou seu legado a partir do projeto “Do Meu Lixo Cuido Eu”, que fez a gestão dos resíduos recicláveis gerados no sambódromo, coletando mais de 30 toneladas. Em Recife, o movimento patrocinou o Galo da Madrugada e lançou uma lata de cachaça Pítú com realidade aumentada, em homenagem às mulheres do frevo. Em São Paulo, o cantor Carlinhos Brown ativou as mensagens da campanha em um bloco de 1 milhão de pessoas.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025