PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
03 de julho de 2025

Aula-show de José Miguel Wisnik encerra Aberje Trends com reflexão sobre musicalidade e sensibilidade na comunicação

Encerramento do evento buscou inspiração na música, memória e poesia para agregar ao repertório dos comunicadores
Mario Bucci
José Miguel Wisnik conduziu o público por um percurso poético sobre a linguagem, a música e a cultura como fundamentos da nossa maneira de nos comunicar (foto: Tati Nolla)
 
  • COMPARTILHAR:

A 9ª edição do Aberje Trends terminou com uma aula-show que traduziu, em palavras e sons, uma das principais mensagens do encontro: comunicar exige sensibilidade, escuta e empatia. O convidado para encerrar o evento foi o músico, compositor e professor de literatura brasileira José Miguel Wisnik, que conduziu o público por um percurso poético sobre a linguagem, a música e a cultura como fundamentos da nossa maneira de nos comunicar. Wisnik já trabalhou com músicos como Tom Zé e Caetano Veloso, além de produzir trilhas sonoras para o grupo Corpo e também para o Teatro Oficina.

+Na nova desordem mundial, comunicadores ganham protagonismo
+No Aberje Trends, Camila Achutti discutiu como palavras moldam o amanhã
+Ser CEO no Brasil exige resiliência em meio ao imprevisível
+Na era da IA e do excesso de informação, comunicação autêntica é desafio e prioridade
+O desafio das relações governamentais em tempos de polarização
+A história por trás de invenções que nasceram em tempos de incerteza
+Aberje Trends discute como comunicação interna pode fortalecer cultura e engajamento
+Painel do Aberje Trends mostra que COP30 amplia urgência da pauta climática nas empresas
+Na era da “verdade delivery”, empresas também enfrentam abismos comunicacionais
+Veja as fotos do Aberje Trends 2025

Combinando reflexões literárias e apresentações musicais, Wisnik explorou o que há de singular na produção cultural brasileira e como ela se relaciona com o modo como construímos sentido e conexão. Para ilustrar o repertório da aula-show com exemplos, ele tocou músicas como “Garota de Ipanema”, “Drão”, “O Que Será” (“À Flor Da Terra”) e “Anjos Tronchos”. “A canção envolve musicalização e oralização, em um balanço entre fala e música. Se é muito falada ou muito musicada, deixa de ser canção”, explicou, citando a teoria do músico, linguista e professor Luiz Tatit. Segundo ele, essa capacidade de equilibrar som e sentido confere à canção brasileira uma poeticidade rara, um poder que atravessa gerações e fronteiras.

Wisnik também evocou o papel afetivo da linguagem, lembrando que os primeiros sons que nos tocam vêm ainda no útero, com a pulsação do coração da mãe. “Depois, é a sua voz, mesmo antes de sabermos o significado das palavras. A língua falada tem música”, disse. O encontro entre oralidade e emoção, segundo ele, é um traço forte da brasilidade e uma pista sobre como comunicar de maneira mais humana, mesmo em tempos de inteligência artificial.

Hamilton dos Santos destacou o simbolismo da aula-show como encerramento do Aberje Trends. “Se a cultura brasileira é uma potência, temos aqui uma potência da nossa cultura” (foto: Tati Nolla)

Ao final da apresentação, o diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, destacou o simbolismo da aula-show como encerramento do Aberje Trends. “Se a cultura brasileira é uma potência, temos aqui uma potência da nossa cultura”, afirmou. Para ele, é justamente nos momentos de incerteza, como o atual, marcado pelo ressurgimento de nacionalismos e disputas simbólicas, que a comunicação precisa afirmar seus valores com autenticidade.

O Aberje Trends 2025 contou com patrocínio da Arcelor Mittal Brasil, Arcos Dorados, BASF, Bayer Brasil, BHP, Gerdau, Itaú, Latam Airlines, Novo Nordisk e Stellantis, com apoio da Cortex, CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs Latam, Vivo e Tetrapak, e media partner da Propmark.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.