Associação Brasileira dos concessionários VW Caminhões e Ônibus completa 40 anos
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/63556/wv-scaled-470x300.jpg)
A ACAV foi criada logo após o lançamento dos primeiros modelos de caminhões Volkswagen e hoje conta com mais de 140 concessionárias.
Neste mês de junho, a Associação Brasileira dos Concessionários Volkswagen Caminhões e Ônibus – ACAV – completa 40 anos. Em 2021, a montadora também celebra seu 40º aniversário, celebrando com sua rede a trajetória de sucessos e de marcos especiais, como liderança em diversos segmentos de mercado com seus produtos, feitos sob medida para o transportador brasileiro.
“É com muito orgulho que juntos, montadora e rede de concessionários, celebram quatro décadas de uma história exemplar. Para os exigentes consumidores de nosso país, a marca VWCO se tornou sinônimo de qualidade e confiança. E sempre lado a lado, temos a certeza que novas conquistas estão por vir”, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing & Pós-Vendas da VWCO.
No dia 10 de março de 1982, deixaram a Fábrica 4 de São Bernardo do Campo (SP), rumo à recém-criada rede de concessionários autorizados Volkswagen Caminhões, os primeiros modelos da marca desenvolvidos e fabricados no Brasil. O VW 11.130 e o VW 13.130, com cabine de tecnologia vinda da Europa, foram concebidos em apenas dois anos por um time brasileiro de engenheiros e técnicos, ganhando rapidamente as ruas e estradas do país.
Alguns meses após o lançamento, distribuidores remanescentes da Associação Brasileira de Revendedores Chrysler – ASSOBRAC se juntaram para fundar a ACAV, na época ainda com apenas 78 concessionários.
“Ter sido escolhido para presidir a ACAV em um ano tão especial em que completam 40 anos foi um grande honra. A importância e o prestigio que a associação conquistou junto com a VWCO, o Banco Volkswagen e o mercado nos traz muito orgulho. Tenho a missão de continuar todo o excelente trabalho feito pelos ex-presidentes que me sucederam, fazendo o elo entre a rede de concessionárias e a montadora se tornar cada vez mais forte”, diz Guilherme Avellar, presidente da ACAV.
Hoje a rede de concessionários da VWCO é composta por mais de 140 pontos espalhados pelo Brasil, com mais de seis mil funcionários à disposição do cliente. A ACAV sempre buscou apoiar ativamente a rede e a marca VWCO, mantendo um relacionamento próximo com a montadora.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires