Artigo de pesquisadores da Aberje no Infomoney aborda comunicação de bancos centrais

O portal Infomoney publicou hoje o artigo Como a comunicação transformou a política monetária dos Bancos Centrais, escrito por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, e Leonardo Müller, economista-chefe da Aberje. No texto, eles exploram como a comunicação dos bancos centrais ganhou destaque a partir da década de 1990 – historicamente, essas instituições eram discretas, seguindo a máxima “Never explain, never excuse” (atribuída a Montagu Norman, ex-governador do Banco da Inglaterra entre 1920 e 1944).
Paulo e Leonardo destacam três fatores que impulsionam essa transformação: o papel das expectativas, os regimes de metas de inflação (que envolve uma comunicação clara sobre os objetivos do banco, para alinhar as expectativas do público com suas ações) e a busca por independência (conforme o banco central adquire autonomia, deve prestar contas).
Em sua conclusão, eles citam o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que afirmou: “É preciso mais do que ciência para se alcançar uma boa comunicação pública – é preciso também aprender a trabalhar com e por meio das palavras”.
Destaques
- Diretor-presidente da Aberje reflete sobre legado do Papa Francisco em artigo
- Aberje Capítulo Amazônia e Casa Balaio firmam parceria
- Giovanni Nobile assume diretoria do Capítulo Aberje Brasília
- 99 associa-se à Aberje
- Lab de Comunicação debate estratégias para ativação de marca
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre A linguagem é um vírusPaulo Nassar Morreu um homem bomGiovanni Nobile Dias O ecossistema informacional na Era DigitalElizeo Karkoski Empresas AINDA sem comunicação interna? O preço do improviso é alto!Marcos Santos O alerta da série Adolescência para os pais na era dos algoritmos