ArcelorMittal leva soluções em aço inovadoras e tecnológicas para industrialização no maior evento de cadeia construtiva da América Latina
A ArcelorMittal, líder em aços no Brasil, marca presença em mais uma edição da Concrete Show (maior evento da cadeia construtiva da América Latina). O evento acontecerá dos dias 8 a 10 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista, e oferece conteúdo qualificado, networking e oportunidades de negócios para os profissionais do setor.
A edição 2023, é oferecimento da companhia, que também é patrocinadora oficial dos conteúdos do evento – contemplando a Arena 120 Ideias e o Congresso Construindo Conhecimento. Além disso, estará presente com um stand de 168 m², localizado na entrada VIP do pavilhão e seu caminhão-escola do programa Mestre ArcelorMittal posicionado no acesso externo.
“Ao longo dos anos, a ArcelorMittal tem participado da Concrete fortalecendo seu posicionamento e comprometimento em oferecer produtos e soluções de excelência em aço para a construção civil. Seguimos acompanhando de perto os desafios do desenvolvimento sustentável, investindo no aprimoramento do nosso portfólio completo, sempre com foco do cliente e alinhado com as principais tendências globais. Oferecemos produtos tecnicamente diferenciados para as pessoas e para o planeta”, destaca Everton Negresiolo, Vice-Presidente Comercial e Metálicos Aços Longos Brasil da ArcelorMittal.
No estande da ArcelorMittal, localizado na posição D10, o visitante tem disponível uma experiência completa de produtos e soluções em aço da empresa para o segmento da Construção Civil – como a tela soldada especial e os vergalhões inovadores de alta-resistência (50/S-AR), que foi pioneiro no Brasil com 700 MPa e resistência 40% superior ao vergalhão tradicional CA50/S, e com baixa pegada de carbono (XCarb®), produzido a partir de matéria-prima reciclada e energia renovável.
Além disso, os visitantes também poderão conhecer nossas soluções industrializadas e serviços como armaduras prontas soldadas, formas incorporadas, sistemas Trelifácil®, PavPlus/PavTelas e construção industrializada, bem como as soluções das nossas empresas parceiras – Belgo Arames (Fibras de Aço Dramix®, Cordoalhas para Concreto Protendido, Cercas e Contenções) e da Perfilor (soluções de coberturas, telhas, fechamentos Polydeck 59 S – Steel Deck). Iniciativas relacionadas à tecnologia e inovação para a construção, como a ArcelorMittal Engenharia & Inovação – parceria com a Impacto Protensão -, Oncrets, os projetos da metodologia Steligence® (focados na performance econômica, ambiental e social do cliente) e o programa de parceria que ajuda os profissionais da construção a se destacarem no mercado, Parceiro da Construção, podem ser conferidos no stand da produtora de aço.
Serão apresentadas ideias inovadoras, destacando a importância da sustentabilidade, inovação e qualidade para o negócio. “Nossa diretriz é investir continuamente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer às pessoas e ao planeta produtos tecnicamente diferenciados, cada vez mais eficientes e, consequentemente, que gerem menos custos e menor impacto ambiental”, explica Negresiolo.
Outro diferencial do estande da ArcelorMittal é a preocupação com a sustentabilidade durante toda participação no evento, desde o planejamento até a desmontagem, que pela primeira vez conta com a contratação de uma consultoria para garantir a total neutralização de carbono, com apoio a projetos ambientais certificados. “Queremos garantir a promoção dos valores de responsabilidade socioambiental também no ecossistema dos nossos eventos. Assim como em nossa produção de aço, a participação da ArcelorMittal na Concrete Show reforça o nosso compromisso em prol da sustentabilidade,”, afirma Tatiana Nolasco, Diretora de ESG, Inovação, Tecnologia e Transformação do Negócio Longos Brasil.
ArcelorMittal 50 S XCarb® – Um dos destaques da participação da ArcelorMittal na Concrete Show é o vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb®, solução pioneira ecoeficiente, que conta com 100% de matéria prima reciclada na composição e 100% de energia renovável na produção. Lançado pela produtora de aço em 2022, durante a última edição da Concrete Show, o produto é destinado a aplicações especiais em obras prediais, infraestrutura e na indústria da construção. O produto é o primeiro do portfólio nacional a garantir a redução das emissões de CO2 (redução da ordem de 60% das emissões, escopos 1, 2 e 3) em comparação com o vergalhão tradicional da empresa. A garantia ocorre por meio de declarações ambientais de produto, a qual a ArcelorMittal foi a primeira empresa do setor do aço a obter EPDs do Tipo III, que asseguram as informações com total transparência.
O produto foi desenvolvido em parceria com as unidades industriais de Piracicaba (SP) e Resende (RJ) e já está em uso em projeto da Tegra Incorporadora, cliente da empresa e um dos grandes parceiros na elaboração de soluções em aço. O material é utilizado na construção do empreendimento misto Ária Higienópolis, em São Paulo. O prédio terá 27 andares e demandará cerca de 850t de aço.
Vergalhão ArcelorMittal 50 S – AR – O vergalhão ArcelorMittal 50 S / AR, aço de alta resistência mecânica com limite de escoamento mínimo de 700 MPa (40% mais resistente que o vergalhão padrão CA50/S), é outra solução em destaque no evento com diversas aplicações já realizadas. Desenvolvimento pioneiro no Brasil que conta com a parceria da Cátedra Construindo o Amanhã – Convênio USP e ArcelorMittal.
Há uma tendência Global para o desenvolvimento de produtos com alta performance; por exemplo maior resistência, durabilidade e competência técnica superior sempre buscando soluções de engenharia inovadoras, além da racionalização, maior produtividade, economia, desmaterialização, menor impacto ambiental e desempenho superior para o projeto e execução nos setores da construção.
O ArcelorMittal 50 / S – AR (700MPa) foi o primeiro vergalhão de alta resistência desenvolvido no Brasil com essa finalidade, atestando o compromisso genuíno da ArcelorMittal com ações de vanguarda, investimentos em P&D, engenharia e novos materiais para o avanço da construção civil nacional.
Inovação – A ArcelorMittal reservou espaço também para destacar a sua experiência com a inovação aberta e startups. Com mais de 23 mil conexões, o Açolab, laboratório de inovação, pioneiro no segmento e criado em 2018, estará presente na Concrete Show 2023, com a Aval Tecnologia, startup com foco no setor da construção civil, investidas pelo seu fundo de investimentos, o Açolab Ventures (fundo que está investindo mais de R$100 milhões, nos próximos três anos, em startups).
A empresa foi a primeira empresa selecionada e estará presente na feira com a sua plataforma de planejamento e gestão de obras – Agilean – que utiliza o conceito de Lean Construction, tecnologias como inteligência artificial, IoT (internet das coisas) e a metodologia BIM para otimização das obras. O aplicativo permite o acompanhamento de cada obra – em tempo real – por meio de dispositivos instalados no canteiro para aumento de produtividade e redução de desperdícios. A solução já tem sido utilizada com sucesso pelas principais construtoras do Brasil, trazendo redução de custo, de tempo e maior produtividade para o canteiro de obra.
Até o momento, o Açolab Ventures aplicou recursos em outras três startups: Modularis, que fornece soluções construtivas rápidas, seguras e produtivas por meio de módulos 3D com estrutura em aço; Sirros IoT, que desenvolve hardwares e softwares para a digitalização de máquinas e processos de fabricação em grandes operações industriais, promovendo ganhos de produtividade, qualidade, redução de custo e segurança; e Beenx, que fornece uma plataforma online no conceito “one stop shop” para transação de energia elétrica entre membros do Ambiente de Contratação Livre (ACL).
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados