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28 de novembro de 2024

Apostando em Comunicação Organizacional, influência e inteligência artificial, Influcom lança sua quarta publicação

Redação Portal Aberje
 
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Dezoito pesquisadores dão vida ao quarto e-book do Influcom, grupo de pesquisa em Influência e Visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais. Com textos curtos, objetivos e que trazem tanto perspectivas teóricas, quanto práticas, a publicação está dividida em três partes principais: tendências em comunicação organizacional, em influência digital e, por fim, em inteligência artificial.

“Todo ano refletimos em torno de questões contemporâneas que estão acontecendo no campo da comunicação e emprestamos os nossos olhares de pesquisadores aos fenômenos. Esse e-book é resultado das nossas reuniões mensais, das leituras que fizemos, dos trabalhos que participamos e das nossas inquietudes como investigadores de comunicação”, pontua Carolina Terra, líder do Influcom, autora de um dos capítulos (Clickbait corporativo) e co-organizadora da publicação.

O prefácio é de autoria de Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, que possui ampla experiência tanto no mercado quanto na academia, e se apresenta como uma aula de comunicação contemporânea.

Organizado em três grandes pilares, o livro digital traz discussões de fôlego – embora enxutas – no campo da comunicação organizacional, com textos de: Carolina Terra (Clickbait corporativo: vale tudo pela visibilidade digital?), Eric de Carvalho (Os Influencers cansaram? Economia da atenção na sociedade do Cansaço), Guilherme A. S. de Moraes (Brandificação dos espaços privados: a comunicação de marca no contexto do ecossistema de dispositivo digitais), Kátia Viviane da Silva Vanzini (Os desafios da divulgação de informações meteorológicas nas redes sociais: eventos climáticos extremos e comunicação pública da ciência e tecnologia na meteorologia), Lidiane Faria (Disaster Recovery: a importância de um plano de recuperação tecnológica para a preservação da reputação corporativa), Margareth Boarini (Pensamento crítico é diferencial para o comunicador imerso nas novas tecnologias de nosso tempo), Pedro Arthur Nogueira (O uso da IA generativa e a comunicação mercadológica: O Case da

Adidas é uma tendência?), Ricardo T. Nóbrega (Bolhas ideológicas: um capítulo para a gestão de crises nas redes sociais), finalizando com Sílvia Dalpicolo (O uso da AI Generativa como ferramenta de Comunicação Interna).

No eixo da influência digital, os debates giram em torno dos finfluencers, com Cassio Martinez; micro e nano influenciadores, com Érica de Aragão; protagonismo político de Felipe Neto, por Flávia Paes do Amaral Cassemiro; e dos influenciadores digitais póstumos, discussão que coube a Roberta Bernardo de Souza.

Encerrando a publicação, os autores se concentraram em discutir a inteligência artificial e seus impactos na comunicação. Um dos organizadores e também diagramador, Adriano Batista Rodrigues, aborda a visibilidade do jornalismo digital nos buscadores em tempos de SGE – Search Generative Experience; Eduardo Luis Nardini Paschoa vai pelo caminho das questões éticas da IA e o combate às fake News; Érida Soares da Silva entrevista Arthur Igreja e sua visão acerca do futuro do trabalho na comunicação; Kaluan Boarini Bernardo evidencia os discursos sobre uma suposta inevitabilidade da inteligência artificial no Vale do Silício; e a experiente professora Tânia Teixeira Pinto traz os usos da IA nas assessorias de imprensa.

“Buscamos reunir inquietações não apenas dos nossos pesquisadores no Influcom, mas também questões que estão na cabeça dos profissionais de mercado e de outros estudiosos da academia”, avalia Adriano Batista Rodrigues, autor e organizador do livro.

Serviço

E-book: Tendências em Comunicação organizacional, Influência e Inteligência Artificial

Ano: 2024

Organizadores: Adriano Batista Rodrigues e Carolina Terra

Prefácio: Paulo Nassar

Autores (pela ordem da publicação):  Carolina Terra, Eric de Carvalho, Guilherme A. S. de Moraes, Kátia Vanzini, Lidiane Faria, Margareth Boarini, Pedro Nogueira, Ricardo Nóbrega, Silvia Dalpicolo, Cássio Martinez, Érica de Aragão, Flávia Paes do Amaral Cassemiro, Roberta Bernardo de Souza, Adriano B. Rodrigues, Eduardo Paschoa, Érida Soares da Silva, Kaluan Boarini Bernardo, Tânia Teixeira Pinto.

Download gratuito: https://repositorio.usp.br/item/003223262

Publicações anteriores do Influcom:

  • Insights para a Comunicação Organizacional (em parceria com o Grupo Estrato da UFSM)
  • O impacto da influência nas eleições de 2022
  • 10 tendências de Comunicação, Influência e Dados
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Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
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