fbpx
×

Aplicativos como Waze e Google Maps podem estar piorando o trânsito, aponta estudo

Redação Portal Aberje

Quando poucos motoristas usam os aplicativos, o resultado é positivo, mas tudo muda se o número de usuários aumenta

google maps

Uma nova pesquisa do Instituto de Estudos de Transporte da Universidade da Califórnia sugere que aplicativos para escapar do trânsito, como o Waze e o Google Maps, podem funcionar para os indivíduos, mas estão prejudicando o trânsito. Matéria originalmente publicada pelo The Atlantic, reproduzida pela Época Negócios.

A tese é contra intuitiva, mas faz sentido. Enquanto eram poucos os motoristas que usavam os aplicativos, havia um benefício tanto para os usuários quanto para não usuários. Mas quando os apps se popularizam e muitas pessoas passam a ter acesso à informação em tempo real, os benefícios parecem desaparecer e o trânsito tende a piorar. “A situação fica muito pior porque centenas de pessoas querem entrar nas ruas secundárias, que não foram desenhadas para sustentar tanto tráfego”, afirma Alexandre Bayen, diretor do instituto de pesquisa, ao The Atlantic. “Então, além do congestionamento na avenida principal, há também trânsito nas ruas secundárias e nas intersecções”. O pesquisador, entretanto, ressalta que a questão ainda está aberta e necessita de maiores estudos.

Um vídeo feito pela equipe simula como o trânsito reage a um acidente que bloqueia uma via principal em duas condições: quando nenhum motorista usa aplicativos de mapas e quando apenas 20% deles usam um app do tipo. Quando alguns têm acesso a essa informação, criam-se congestionamentos nas vias secundárias.