Anuário aponta que agências de comunicação faturaram R$ 3 bi em 2020
Publicação destaca que setor empregou quase 15.300 profissionais
O setor das agências de comunicação, hoje integrado, no Brasil, por cerca de 1.500 empresas, faturou, em 2020, R$ 3 bilhões, ligeiramente inferior ao faturamento de 2019, que foi de R$ 3,02 bilhões. E empregou, nesse mesmo período, 15.228 profissionais, a maioria jornalistas.
A informação é da edição 2021 do Anuário de Comunicação Corporativa, que acaba de ser lançado, com apoio da Aberje e da Abracom, e está baseada na Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, que reuniu a participação de 229 agências de todo o País. A publicação conta com um artigo de apresentação de Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da Universidade de São Paulo, e Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje.
A publicação, com 172 páginas, traz também o novo Ranking das Agências de Comunicação. Ela faz, ainda, um mergulho no universo ESG, que trata dos fatores ambientais, sociais e de governança, nas corporações; entra de forma profunda no universo das métricas e mensuração da reputação; e ressalta as novas tendências da comunicação corporativa no pós-pandemia.
A versão digital já está disponível no site da Mega Brasil e o acesso é livre e grátis.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires