André Senador lança livro sobre nomofobia no Aberje Trends
20 de abril de 2018
  • English

O crescimento do uso dos smartphones nos últimos anos popularizou extraordinariamente o acesso às mídias sociais e fez com que o nosso dia a dia se integrasse a elas de tal forma que passamos a viver quase que em um universo paralelo onde as relações se desenvolvem prioritariamente nas redes sociais. A atratividade dessas tecnologias, no entanto, hoje levanta questões sobre os riscos de seu uso excessivo e a busca permanente pela conexão.

Um desses problemas é a nomofobia, distúrbio da era digital que causa de desconforto e ansiedade diante da indisponibilidade de acesso aos dispositivos móveis ou de conexão à internet. A nomofobia — cuja denominação tem origem na expressão em inglês “no mobile” — é o tema central do novo livro de André Senador, diretor de Assuntos Corporativos da Volkswagen e Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista, que será lançado pela Aberje Editorial no dia 25 de abril, no Aberje Trends.

Capa_NOMOFOBIA 2.0

A obra tem como objetivo analisar com maior profundidade as transformações provocadas pela comunicação digital tanto nos comportamentos como nos relacionamentos interpessoais e busca debater, com base na análise de estudos contemporâneos e nas referências de autores clássicos, a dualidade entre os benefícios e riscos dessas tecnologias.

Para o autor, não há problema no uso intensivo dos smartphones e das redes sociais, desde que não haja problema em interromper o uso destes recursos e se dedicar a outras tarefas, aos relacionamentos ou ao lazer. Segundo ele, o sinal de alerta soa quando a pessoa começa a preferir navegar no universo virtual ao invés de lidar, efetivamente, com o mundo real.

“O livro procura refletir, justamente, sobre esta dualidade entre os extraordinários benefícios trazidos por estes aparelhos e pelas redes sociais e, de outra parte, o risco do uso excessivo destes aparelhos”, explica André Senador. “Corre-se o risco de deixar de viver a vida de uma forma natural e passar a preencher as necessidades humanas através das tecnologias.”

Sobre o autor

André Senador, diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa 16/02/2016

André Senador é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero com Mestrado na área de Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua desde 2008 na Volkswagen do Brasil como diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa. Também é membro do Comitê Executivo da empresa e do Conselho da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Serviço:

Lançamento do livro Nomofobia 2.0
Data: 25 de abril
Horário: das 18h às 21h
Local: Rooftop5 & Centro de Convenções – Edifício Tomie Ohtake
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.