Ana Gabriela Dias Cardoso, da Usiminas, é a nova Diretora do Capítulo Aberje em MG
A Gerente Geral de Comunicação Corporativa da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso, assume nesta semana a Diretoria do Capítulo Aberje Minas Gerais. Ela substituirá Roberto Baraldi, Coordenador Institucional de Relações com a Mídia e de Conteúdo da FCA Group.
A representação da Aberje nos estados brasileiros é uma prerrogativa de governança para efetiva contemplação dos interesses e de garantia de visibilidade e reconhecimento para organizações associadas fora da sede em São Paulo. A função envolve divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais. Outra parte do cargo envolve a identificação e armazenamento de dados sobre a atividade de Comunicação em empresas e instituições da região, devolvendo insights relevantes para tomada de decisão das estruturas de comunicação vinculadas à entidade.
Ana Gabriela é formada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, com pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial, pela PUC, em Gestão com Ênfase em Marketing e em Gestão Responsável para a Sustentabilidade, ambas pela Fundação Dom Cabral. Tem ainda o Curso Internacional em Comunicação Empresarial do convênio Aberje e Syracuse University/EUA. Começou na equipe da agência Ideia Comunicação Empresarial e integrou a equipe da Gerdau como Gerente de Comunicação e Relações Institucionais. É a segunda vez em sua carreira que está na Usiminas, tendo sido Gerente de Comunicação Social entre 2003 e 2009. Desde 2016, ocupa a posição de Gerente Geral de Comunicação Corporativa da companhia. Foi escolhida como “Comunicadora do Ano” do Prêmio Aberje 2018.
Para Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje, a nomeação de profissionais, que atuam como voluntários nos estados, cumpre a função social de promover a comunicação nas organizações, gerar conhecimento e fortalecer o papel estratégico do comunicador, tornando o trabalho da Aberje uma referência no tema na região e gerando uma percepção positiva para a entidade e para o próprio movimento associativo. Paulo Nassar, Diretor-Presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ressalta que frentes de atuação fora de São Paulo atesta uma visão de mundo que não aceita mais centralidades ou eixos preferenciais. As particularidades de desenvolvimento e as demandas de todos os pontos do Brasil precisam ser considerados e atingidos.
A atuação de uma representação regional da Aberje envolve, sempre com suporte das áreas internas da entidade, desde curadoria temática e organização de cursos e eventos, passando por edição e lançamento de livros e pesquisas com recortes específicos, até interlocução oficial com a imprensa e entidades congêneres em entrevistas e palestras. “Como profissional, é uma grande satisfação contribuir para o desenvolvimento da Comunicação Empresarial no Estado de Minas Gerais. Essa atuação ganha mais relevância num momento de valorização da comunicação em função das rápidas e constantes mudanças que marcam o mundo atual, com as novas tecnologias e maneiras de se relacionar permitidas por elas” afirma Ana Gabriela. Um calendário formal vai ser planejado a partir de consultas aos associados para os próximos meses.
ASSOCIADOS – São associados da Aberje na região as empresas Alcoa, Anglo American, Anglogold Ashanti, Arcelormittal Brasil, Arteris Fernão Dias, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco Mercantil do Brasil, Celulose Nipo-Brasileira/Cenibra, CEMIG, CNH Industrial Brasil, Companhia Brasileira de Alumínio/CBA, Energisa Minas Gerais, FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil, Unimed Federação Minas, Galvani Indústria, Comércio e Serviços/Grupo Yara, Gerdau Açominas, Localiza Rent A Car, Mosaic Fertilizantes, Samarco Mineração, Coca-Cola Femsa, Unimed BH, Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais/Usiminas, Vale e VLI Logística.
Integram ainda a rede em MG as instituições Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil Minas Gerais, SEBRAE Minas, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Instituto Brasileiro de Mineração, Fundação Arcelormittal Brasil e Fundação Dom Cabral. São também associados os fornecedores Ideia Comunicação Empresarial, BH Press Comunicação, Partners Comunicação Integrada, Pessoa Agência de Relações Públicas, Rede Comunicação de Resultado e Reputation Institute.
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados