28 de julho de 2022

Ambipar Group publica Relatório Anual de Sustentabilidade 2021

Elaborado seguindo as normas GRI, o documento destaca os resultados e as ações da companhia no cumprimento de seu propósito de uma sociedade mais sustentável

Cristina Andriotti, CEO Ambipar Enviroment

A Ambipar Group – multinacional brasileira líder em gestão ambiental – publicou hoje o Relatório Anual de Sustentabilidade 2021 que traz informações detalhadas e transparentes acerca dos principais resultados econômico-financeiros, ambientais e sociais alcançados ao longo do ano. O documento é elaborado com base nas normas da Global Reporting Initiative (GRI), além de incorporar indicadores SASB (Sustainability Accounting Standards Board), com informações materiais de sustentabilidade. Os dados são assegurados por auditoria externa independente, garantindo a idoneidade das informações.

O Relatório destaca o propósito da empresa na construção de uma sociedade mais sustentável, por meio das iniciativas corporativas de mitigação dos impactos sociais e ambientais que contribuem para a preservação do planeta para as próximas gerações. “Acreditamos que as empresas têm um papel fundamental para alcançarmos esses compromissos, garantindo o futuro das atuais e futuras gerações, gerando uma política socioeconômica justa, onde as pessoas e as companhias possam prosperar” – diz Cristina Andriotti, CEO da Ambipar Environment.

A companhia passou a integrar a 17ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) composto por 45 empresas de 18 setores. Está posicionada entre as dez empresas mais bem pontuadas pelo reconhecido comprometimento com a sustentabilidade.

A empresa acelerou o processo de internacionalização da Ambipar Environment e se tornou a única empresa na América Latina a oferecer soluções completas em todas as frentes de gestão ambiental. Foram 16 aquisições só em 2021 e a Enviroment movimentou e gerenciou 1.854.307,11 toneladas de resíduos dos seus clientes. Por meio desta unidade, a companhia trabalha com o gerenciamento total dos resíduos com foco na valorização e o conceito da economia circular de baixo carbono.

No combate às Mudanças Climáticas, pela natureza de suas atividades, a Ambipar Group é geradora genuína de crédito de carbono. Como estratégia nesta linha de negócio, em 2021, adquiriu a Biofílica e criou o Ambify, aplicativo para pessoas físicas compensarem suas emissões de carbono.

A manutenção do ciclo acelerado de aquisições somada ao crescimento orgânico de suas operações, em 2021, permitiu a captura de sinergias operacionais, comerciais e administrativas, além da ampliação geográfica. Em maio de 2021, a Ambipar Response foi contratada pela ENSCO para administrar o Centro de Tecnologia de Transporte (TTC) da Administração Ferroviária Federal (FRA) de Pueblo, no Colorado (EUA). Pertencente ao governo americano, esse é o maior centro de treinamento de emergências com produtos perigosos do mundo

“Foram muitas conquistas em 2021 e estamos muito orgulhosos de tudo que realizamos até aqui. Vamos continuar com nossa missão de incentivar as empresas a se desenvolverem em práticas corporativas que motivem o desenvolvimento sustentável e uma sociedade mais justa e igualitária” – finaliza Rafael Tello, diretor de Sustentabilidade da Ambipar Group.

Destaques em 2021:

• Lucro líquido de R$ 209,4 milhões, alta de 323% em comparação com o ano anterior;
  • Aumento de 291% da receita bruta, para R$ 3,13 bilhões;
  • 1.051.729,07 toneladas de resíduos valorizados;
  • Início da geração de créditos de carbono através da valorização de resíduos sob os conceitos de economia circular e de baixo carbono;
  • 176.498 tCO2 e emissões compensadas;
  • 100% das emergências neutralizadas em relação aos gases de efeito estufa;
  • 22 patentes registradas.

*resultados financeiros 2021 – pro forma

Para acessar o Relatório Anual de Sustentabilidade 2021 da Ambipar Group, clique aqui.