21 de outubro de 2019

Alunos mostram como fazer sua parte pelo meio ambiente em programa de educação do inpEV

O desafio era traduzir em imagens e textos o tema “Responsabilidade Compartilhada: o aluno como protagonista”, que orientou o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo este ano. Sistema Campo Limpo é o nome do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, no qual o inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, associado da Aberje,  atua como núcleo de inteligência. 

Seis alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Piauí conseguiram expressar como fazem a sua parte para destinar corretamente os resíduos sólidos e venceram os concursos de desenho e redação do PEA.

Participaram do concurso alunos de instituições de ensino de 22 estados brasileiros, localizadas no entorno de 90 centrais de recebimento. Os desenhos foram elaborados pelos alunos de 4º ano, e as redações pelos estudantes do 5º ano. Em 2019, o Programa, que propôs que os alunos fossem estimulados a se engajar em iniciativas ambientais, atingiu 240 mil alunos de 2.500 escolas localizadas em 324 municípios.

Nos últimos anos, o material pedagógico abordou o tema geral “Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada” com foco no papel de todos os atores sociais (2016), da escola (2017) e da família (2108). Este ano foi a vez do papel dos alunos. “A partir dos 9 mil kits educativos distribuídos, os alunos puderam se inspirar para dar sua interpretação sobre como cada um pode contribuir para dar o destino correto aos resíduos sólidos”, afirma Anna Leticia Malagoli Silva, coordenadora de Educação do inpEV.

No dia 10 de outubro, os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais como jornalistas, educadores, pedagogos e designers. Cada aluno vencedor e os professores responsáveis pela atividade ganharam um notebook e as respectivas escolas, um projetor multimídia.

  • COMPARTILHAR: