Alunos de Ferraz de Vasconcelos participam do projeto Boa Energia nas Escolas da EDP
Até 27 de setembro, cerca de 9 mil alunos da rede pública de ensino de Ferraz de Vasconcelos participarão das atividades do caminhão-laboratório do projeto Boa Energia nas Escolas, da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê e associada da Aberje. A iniciativa trabalha conceitos sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade de forma lúdica e divertida com estudantes da cidade.
No caminhão-laboratório, os alunos vivenciam uma série de experimentos, aprendendo na prática temas como a preservação dos recursos naturais, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica e sobre como melhor usar equipamentos elétricos dentro de casa.
Após a visita ao caminhão, os participantes recebem um kit com história em quadrinhos, adesivos com dicas de economia de energia e uma miniatura do caminhão da Boa Energia para poder ser montada em sala de aula. Para que o conteúdo seja trabalhado de forma ampla, 90 educadores dos colégios contemplados passaram por um curso de capacitação de 40 horas/aula, recebendo orientações sobre formas de abordar os assuntos no ambiente escolar.
O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, utiliza a metodologia PROCEL Educação e é regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O projeto Boa Energia nas Escolas beneficiará mais de 120 mil alunos de escolas municipais no ciclo 2018/2019, em toda a área de concessão da EDP em São Paulo.
Confira as atividades que o caminhão-laboratório oferece:
Painel interativo e casa de consumo – um painel com os principais cômodos e equipamentos eletrodomésticos, que simulam o consumo de uma residência;
Gerador de Van der Graff – produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;
Condutores e Isolantes – mostra que o caminho em um circuito elétrico não precisa ser todo metálico, pois há outros materiais que também permitem a passagem da corrente elétrica;
Globo de Plasma – experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico;
Teste de Nervos – o grande desafio é completar o trajeto sem tocar no fio. Ao tocar a argola no fio, fecha-se o circuito, acionando uma luz e uma campainha;
Gerador Manual – o estudante pedala uma bicicleta ergométrica que transforma a energia mecânica em energia elétrica. A energia produzida acende lâmpadas de LED;
Placa de Energia Solar – a célula fotovoltaica capta energia solar, que é transformada em energia elétrica. A energia produzida gira o disco colorido, conhecido como disco de Newton, que, ao girar, produz um efeito visual;
Semáforo das Bandeiras Tarifárias – Bandeiras Tarifárias são sinalizadas por meio de um semáforo para facilitar o entendimento dos visitantes, além de indicar qual a bandeira do mês vigente.
Escolas participantes – Ferraz de Vasconcelos
EMEIF Silvino Antunes de Souza
EMEF Halim Abissamra
EMEI Sara Tineue
EMEIF Tom Jobim
EMEF Prefeito Helmuth Hans Louis Baxmann
EMEF Miryam Penteado Rodrigues Alckimin
EMEIF Sylvia da Silveira de Martine
EMEF Luciano Poletti
EMEF Profª Primosa Jorge do Nascimento
EMEIF Maria Andena Costa
EMEF “Profª Nurimar Martins Hiar
EMEI Doutor Joracy Cruz
EMEF Doutor Alfredo Froes Neto
EMEF Abílio Secundino Leite
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025