PATROCINADORES

Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa história
    • International Aberje Award
    • Documentos
    • Relatório 2025
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcast FalAção
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Conecta CI
    • Trends
  • Escola Aberje
  • Reconhecimento
    • Prêmio Aberje
    • 20 Comunicadores para Seguir
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Documentos
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
23 de julho de 2019

Also in Portuguese #1

Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Todo mês, as notícias do que de mais relevante está sendo feito no mercado de comunicação em Portugal, apresentado pela APCE – Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa. Estes são os destaques do mês de Julho:

APCE promove debate sobre PR e inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) ainda não consegue substituir os humanos em processos que impliquem decisão em “ethics, judgement and contextual awareness”. Essa constatação é resultado do grupo de trabalho montado pela britânica CIPR (Chartered Institute of Public Relations) e apresentado na conferência “Challenges of AI in Public Relations”, promovida pela APCE para debater o uso da IA na área de Relações Públicas. O evento contou com a palestra de de Alastair McCapra, CEO do CIPR, que desenvolve o trabalho de pesquisa #AIinPR. O grupo dividiu as ferramentas de IA disponíveis atualmente conforme o framework da Global Alliance, considerando o grau de complexidade da tecnologia. McCapra apresentou vários estudos de caso práticos com aplicação de IA na área de PR o que fomentou o debate entre os participantes e associados da APCE. O CEO da CIPR também abordou os resultados obtidos no estudo CIPR State of the Profession 2019, especialmente os desafios para a profissão e as discrepâncias entre as competências dos profissionais de comunicação seniores e o que é procurado quando do recrutamento de profissionais mais jovens.

European Communication Monitor 2019

A APCE divulgou aos seus associados os resultados do European Communication Monitor 2019. A pesquisa demonstrou que os profissionais de comunicação têm pouca confiança na sua profissão e existe uma maior confiança em consultores externos, professores e líderes organizacionais, mais do que os próprios profissionais da área. Da mesma forma, é esperado que a inteligência artificial vá impactar a profissão, mas 56% dos profissionais afirmam que ainda é difícil ter as competências necessárias para introduzir esta ferramenta. O estudo explora a confiança na profissão de RP, a confiança do público nos diferentes defensores da organização, os desafios da construção da confiança e da transparência, as questões estratégicas mais importantes para a profissão, a Inteligência Artificial nas comunicações, bem como a criação e distribuição de conteúdos. O European Communication Monitor 2019 baseia-se nas respostas de mais de 2.500 profissionais de comunicação de 46 países. Estão disponíveis análises detalhadas para 22 países e diferentes tipos de organizações (empresas, organizações sem fins lucrativos, governamentais, agências). O estudo completo pode ser lido aqui.

Comunicação e sustentabilidade

A Sair da Casca, associada da APCE, publicou oito vídeos, onde conversa com vários profissionais responsáveis de comunicação com o objetivo de entender o que mudou em Portugal nos últimos 25 anos relativamente à sustentabilidade. Estes vídeos surgem no âmbito das comemorações dos 25º aniversário da empresa. Os vídeos, que contam com a participação de diversos associados da APCE, podem ser acessados na página da Sair da Casca no Youtube, clicando aqui.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Rizzo MirandaDa eleição ao LinkedIn: por que a autenticidade virou critério
  • Marcio CavalieriEntre o impulso e a reputação
  • Elizeo KarkoskiA empresa que se declara e a empresa que se vive

Destaques

  • Professor Paulo Nassar e PH Ferreira discutem brand publishing e narrativas
  • Marcos Trindade, sócio-CEO da FSB Holding, aborda construção da confiança e reputação
  • Gestão da reputação exige participação de lideranças e integração entre áreas

Notícias do Mercado

  • DiversaCOM assume comunicação do Programa de Negócios Competitivos da GRI no Brasil
  • Accor lança ibis unlocked e conecta comunicação à inclusão profissional de jovens
  • Grupo In Press lança Bloom PR para atender negócios em expansão

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br