13 de junho de 2019

Alimentos que seriam desperdiçados viram receitas novas nos hotéis Accor

A Accor, associada da Aberje, entende o seu papel como agente de mudança positiva na sociedade para fomentar novos comportamentos naqueles que passam por seus hotéis e restaurantes. Por isso, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a rede está trabalhando o tema de Alimentação Saudável e Sustentável durante o mês de junho. A iniciativa faz parte do Planet 21, Programa de Desenvolvimento Sustentável global da rede, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

 

As ações desenvolvidas pelos hotéis e restaurantes da rede têm como principal objetivo proporcionar uma experiência positiva e transformadora para a sociedade. Entre elas, estão o cultivo de hortas orgânicas nas instalações dos hotéis, que fornecem itens para as refeições, como é o caso do Hotel Santa Teresa Rio de Janeiro MGallery e do Novotel Jaraguá São Paulo. Experiências gastronômicas também estão disponíveis por meio de menus produzidos com alimentos que seriam desperdiçados e, devido à conscientização quanto ao desperdício de comida, esses itens se transformam em novos pratos. No Mercure Goiânia e no Mercure Pajuçara Maceió, as frutas vão para geleias e os vegetais se tornam compotas. No Adagio Aparthotel Jundiaí Shopping, tomates, cebolas, frios e outros ingredientes que seriam desperdiçados vão para o omelete.

 

A valorização da gastronomia local também está presente na proposta de uma experiência sustentável proporcionada pela Accor, assim como a preferência por fornecedores locais. Dessa forma, a rede reduz a sua pegada ambiental devido à menor emissão de gás carbônico no transporte de alimentos e também na redução do desperdício de alimento, uma vez que, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura, 54% dos alimentos são perdidos nas fases de produção, armazenamento e transporte. “A Responsabilidade Social Corporativa é um fator essencial para a Accor fortalecer o seu desempenho e envolver as pessoas em prol de iniciativas que beneficiam a todos nós e o planeta. Portanto, uma alimentação saudável e sustentável é um compromisso da rede para proporcionar uma experiência positiva aos seus clientes e também garantir um legado para gerações futuras”, afirma a vice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Accor América do Sul, Antonietta Varlese.

 

Em 2019, a Accor lançou uma nova carta com nove compromissos em busca de uma alimentação saudável e sustentável. Os compromissos são: 1) reduzir resíduos alimentares em 30%; 2) privilegiar produtores locais e produtos de época; 3) ampliar a oferta de produtos biológicos e apoiar a agroecologia; 4) privilegiar fornecedores que tenham compromissos relacionados com o bem-estar animal; 5) banir consumo de espécies de peixes ameaçadas e promover a pesca responsável; 6) eliminar plásticos descartáveis; 7) eliminar aditivos controversos e eliminar gorduras e açúcares; 8) propor o consumo de café ou chá produzidos de forma responsável; e 9) responder às diferentes necessidades alimentares.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *