22 de janeiro de 2021

Alessandra Gomes de Souza, da Mercedes-Benz Cars & Vans, é a nova diretora da Aberje no Grande ABCD

Head de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz Automóveis e Vans Sprinter, Alessandra Gomes de Souza agora também é Diretora do Capítulo Grande ABCD

Head de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz Automóveis e Vans Sprinter, Alessandra Gomes de Souza agora também é Diretora do Capítulo Grande ABCD da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. A partir deste mês de fevereiro de 2021, ela assume o desafio de representar institucionalmente a Aberje na proposta de promover a comunicação nas organizações, gerar conhecimento e fortalecer o papel estratégico do comunicador e gerar uma percepção positiva para a entidade e para o próprio movimento associativo.

O anúncio foi feito hoje em reunião online exclusiva para associados da região, a partir da despedida de Renata Nascimento, Head de Comunicação Corporativa da Scania – que até o final do mês ainda faz a transição dos trabalhos. Também já ocupou o cargo André Senador, quando foi Diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen.

Para Renata, “a Aberje é uma importante aliada para as organizações e equipes de comunicação, pois ela contribui para elevar o nível de conhecimento, compartilhar boas práticas e proporciona inovação por meio da inteligência coletiva. E os Capítulos têm papel fundamental para fazer isso acontecer localmente”. E complementa: “foi um desafio gratificante, para mim e para a Scania Brasil, representar a instituição no ABCD e apoiar os colegas em temas, como diversidade, liderança, influenciadores digitais e comunicação na pandemia. Ao longo desses pouco mais de dois anos, juntos, nós conseguimos avançar nesses e em outros assuntos”.

NOVA DIREÇÃO – Formada em Publicidade pela Universidade Metodista de São Paulo, Alessandra tem MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Sua carreira foi totalmente desenvolvida na Mercedes-Benz do Brasil, tendo iniciado em 1997 como Analista de Comunicação e Marketing e passado por áreas de Vendas e de Produto, tanto da América do Sul e Caribe quanto de toda a América Latina, até chegar na função de Gerência. No início do ano passado assumiu também a Gerência de Comunicação para o segmento de Vans, na empresa Mercedes-Benz Cars & Vans, e hoje também é membro do Comitê de Diversidade da empresa.

A atribuição de Alessandra na Aberje vai envolver divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais. No escopo também estão a identificação e o armazenamento de dados sobre a atividade de Comunicação em empresas e instituições da região, devolvendo insights relevantes para tomada de decisão das estruturas de comunicação vinculadas à entidade. Segundo ela, estar à frente do Capítulo Grande ABCD é criar pontes, troca de experiências entre os profissionais e empresas que atuam na área de Comunicação da região. “Mais que tornar a Aberje uma referência, a proposta é promover o maior engajamento dos associados no cenário atual, pois está exigindo do profissional de comunicação mais agilidade, foco na digitalização e conexão com as mídias sociais”, afirma. E completa: “a Comunicação tem papel fundamental nas empresas e com a pandemia ficou ainda mais em evidência. A comunicação estratégica – além de comunicar – deve ter empatia e transparência. Dialogar em tempos de transformação é o caminho”.

Para Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje, a região do ABCD concentra organizações que têm longa tradição em comunicar-se bem com seus públicos estratégicos, sobremaneira empregados, imprensa e comunidade, e é importante que um trabalho integrado e compartilhado seja feito para garantir qualificação continuada às equipes e também direcionamentos estratégicos e temáticos para as ofertas futuras da associação. Ao mesmo tempo, uma atuação mais intensa na região leva à necessária descoberta e visibilidade de talentos gerados neste campo de atuação e que têm muito a dizer para o mercado brasileiro. “Nossa postura é de mão dupla: incentivar e celebrar o grupo local e também expandir seu acesso às melhores práticas de colegas de outros segmentos e geografias Assim funciona uma plataforma associativa, como palco verdadeiro de trocas”, explica.

São associados da Aberje no ABCD: Allianz Partners, Basf, Braskem, BRK Ambiental, Cabot, Fundação Toyota do Brasil, General Motors, Marelli, Mercedes-Benz, Rhodia Solvay, Sabesp, Scania, Toyota, Unipar Indupa, Via Varejo e Volkswagen.

A nova diretora está na fase de planejamento das atividades como lançamento de livros, realização de cursos de capacitação gerencial, organização de pesquisas regionais e sediamento de encontros temáticos, ainda que sob impacto da pandemia da Covid-19 para determinar se serão atividades presenciais ou remotas.

  • COMPARTILHAR: