Alacero é nova associada da Aberje

Associação sem fins lucrativos conecta empresas produtoras de aço
Uma das principais matérias-primas do mundo, o aço está muito mais presente na vida dos seres humanos do que se imagina. Juntos, o ferro e o carbono, formam o aço, 100% reciclável, que está presente não somente na construção civil, mas também é essencial na produção de itens corriqueiros como bebidas, alimentação e os eletrodomésticos, nos transportes e na cadeia de geração de energia elétrica, entre inúmeros outros. A Alacero representa 95% da produção do material na América Latina.
A Associação Latino-americana de Aço é uma entidade civil sem fins lucrativos que integra a cadeia de valor do aço latino-americano com o objetivo de promover emprego industrial de qualidade, integração regional, inovação tecnológica, cuidado com o meio ambiente, excelência em recursos humanos, segurança no trabalho, desenvolvimento integral de suas comunidades e responsabilidade corporativa. Fundada em 1959, é composta por mais de 60 empresas produtoras e afins e mais de 1,2 milhão de trabalhadores, cuja produção se aproxima de 60 milhões de toneladas por ano. A Alacero é reconhecida como Organização Especial de Consultoria pelas Nações Unida e representa a siderúrgica latino-americana perante organismos internacionais como worldsteel, OCDE, Agência Internacional de Energia (IEA), ONU (UNCTAD) e BID, aos quais leva as ideias e posições de seus parceiros.
Além disso, a Alacero também está em projetos de apoio à descarbonização da indústria, análise econômica e fiscal do Ajuste de Fronteiras Tributárias, acesso a reuniões exclusivas com análises e informações estratégicas sobre o desenvolvimento do setor na região e no mundo.
Por conectar a cadeia de um dos principais produtos da economia latino-americana, a Alacero gera, mensalmente, fontes de dados que servem como base para todo o setor latino-americano e para fora deste, ou seja, para informes de comunicação e imprensa.
Na Associação, assim como em todas as empresas e na sociedade como um todo, a comunicação é a razão de sua existência. A Diretora de Comunicação, enquanto líder, tem o papel de ser o elo entre as informações econômicas realizadas pela Alacero, as associações locais e regionais e a agenda estratégica do setor. Também é essencial desenhar, executar e mensurar programas e planos de comunicação focados nos temas definidos na agenda e incentivar sua divulgação por meio de mídias orgânicas, como imprensa, ou pagas, como marketing e publicidade.
“A comunicação se inova e reinventa sempre que necessário para absorver os impactos, sejam eles crise, guerras ou fake news, eliminar resíduos (ruídos) para seguir sendo o elo entre pessoas. Um elo que só se sustenta com transparência, respeito e ética. É por meio da comunicação que geramos emoção, confiança, engajamento e fazemos com que as pessoas sintam pertencimento. Sem comunicação, não há organização na atualidade”, reforça Fernanda Valente, Diretora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Alacero.
Destaques
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Novo livro de Vânia Bueno explora relação entre comunicação e governança corporativa
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
ARTIGOS E COLUNAS
Vinícius Ghise Como a IA pode transformar nossa visão de sucessoJanaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dados