Ajinomoto do Brasil transforma comunidades em microfornecedores para ações em varejistas
23 de novembro de 2020
  • English

Potes de cerâmica artesanais feitos na comunidade de Icoaraci, no Belém (PA)

Para ajudar pequenos negócios e incentivar a economia local, a Ajinomoto do Brasil – fabricante de produtos como temperos SAZÓN®, sopas VONO® e sucos MID® – promove diversas iniciativas com comunidades do país. Entre elas está a parceria com o projeto Bordados de Passira, nascido no agreste pernambucano e que estimula o empreendedorismo feminino junto à Associação das Mulheres Artesãs de Passira (AMAP), da qual participam por volta de 40 associadas. A iniciativa distribuirá 1.000 panos de prato em ação promocional de SAZÓN®, que ocorre em lojas selecionadas do Recife (PE) e região.

Outro projeto foi realizado com a comunidade de Icoaraci, município de Belém (PA), região conhecida pela produção de arte marajoara – técnica em argila criada por tribos indígenas no período pré-colonial. Nos meses de junho e julho, a Ajinomoto do Brasil entregou 500 potes de cerâmica artesanais aos consumidores paraenses por meio de ações de compre e ganhe nos varejistas da região. “A ação foi muito bem recebida e gerou muito orgulho a toda equipe envolvida, principalmente por apoiar um negócio tão tradicional e importante para a comunidade da região”, afirma a gerente de trade marketing da empresa, Juliana Caro.

Em incentivo ao artesanato regional de Cariré, município do Ceará, a Ajinomoto do Brasil também fechou parceria com a Associação Mucaúba, que produz artesanatos a partir da palha de carnaúba, palmeira típica da região. A instituição, que reúne cerca de 25 artesãs e gera renda para muitas famílias locais, produziu cartelas sustentáveis (displays) para pontos de venda, que foram distribuídas em estabelecimentos da região com ótima aceitação de consumidores e varejistas. Essas cartelas sustentáveis substituíram as antigas que eram feitas de plástico.

“Estamos colhendo os resultados de um trabalho feito com amor. Trabalhamos com artesanato de palha de carnaúba de uma forma sustentável, oferecendo mais fontes de renda para as comunidades carentes da região. A parceria com a Ajinomoto do Brasil contribui para a valorização e divulgação do nosso trabalho, além de impulsionar o desenvolvimento da região”, afirma a líder da comunidade, Francisca das Chagas Lopes Silva.

“Além de apoiar pequenos artesãos e artesãs, nossas parcerias contribuem com a divulgação e preservação da cultura regional. A iniciativa está alinhada ao princípio global ASV (Criação de Valor Compartilhado do Grupo Ajinomoto) que, além de entender a importância do lucro financeiro, preza por ações sustentáveis e que agregam valor à sociedade”, finaliza a executiva da Ajinomoto do Brasil.

O projeto, que teve início há poucos meses, continuará em processo de expansão com o objetivo de prospectar novas comunidades para parcerias em todo o Brasil.

 

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.