27 de maio de 2024

Agência Alma Preta e DiversaCom selam parceria para cobertura inédita dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Pela primeira vez, uma equipe de um veículo de mídia preta nacional vai acompanhar os Jogos Olímpicos de perto; DiversaCom e Alma Preta oferecem cotas de patrocínio da cobertura

Uma equipe de jornalistas da agência Alma Preta está nos preparativos finais para uma cobertura histórica. Acompanhar de perto os Jogos Olímpicos de Paris, a partir de 26 de julho. Será a primeira mídia negra independente do Brasil a fazer cobertura de uma edição dos Jogos Olímpicos. O projeto tem parceria com a agência especializada em diversidade social DiversaCom. Um dos principais focos da cobertura será o de ir além dos resultados esportivos e mostrar também o movimento em Paris e seus arredores durante o principal evento multiesportivo do mundo.

Um olhar periférico para um público que vai além das periferias. “Os Jogos Olímpicos vão fazer com que Paris atraia olhares de todos os cantos do planeta e nossa ideia é estar lá mostrando tudo isso de um jeito que é só nosso. O jeito da favela.”, diz Elaine Silva, diretora da Alma Preta.

Assim como os atletas, antes de viajar para Paris, a equipe da Alma Preta vai passar por uma fase de preparação. Um programa desenhado pela DiversaCom foi feito para dar suporte aos jornalistas da agência. Entre as atividades estão previstas visitas à sede do Comitê Olímpico do Brasil e ao Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio.

Palestras com jornalistas que já cobriram outras edições também faz parte do programa. O projeto engloba três fases, com ações de imersão antes do evento e iniciativas de compartilhamento do conhecimento adquirido na cobertura com estudantes e veículos periféricos de todo o país, como legado no pós Jogos. “Para viabilizar essa jornada completa, oferecemos uma plataforma de parceria para marcas, com contrapartidas em cada uma das três fases do projeto”, diz Marcelo Moreira, sócio-diretor da DiversaCom, agência de aceleração da diversidade social e responsável, em parceria com a Alma Preta, pela comercialização das cotas de patrocínio.

A Diversacom faz parte do grupo Textual Comunicação, que tem em seu portifólio a atuação em seis edições dos Jogos Olímpicos, atendendo clientes como Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Rio 2016 e diversas marcas como Coca-Cola, Technogym, Olympikus e Speedo. “Construir esse projeto junto com a Alma Preta é potencializar o esporte como plataforma de inspiração e inclusão”, diz Carina Almeida, sócia da DiversaCom e CEO da Textual.

Uma vez em Paris, os repórteres da Alma Preta vão buscar um olhar diferenciado, inédito em cobertura dos Jogos Olímpicos. Muitos dos atletas que disputam os Jogos são negros e nascidos em comunidades carentes de seus países. A Alma Preta vai falar desses atletas e suas histórias de vida até chegarem ao lugar que é considerado o topo da carreira de qualquer esportista. A equipe também vai circular pela cidade, para acompanhar os eventos culturais e contar histórias a partir do olhar de quem vive também nos arredores.

Para a equipe da Alma Preta, a experiência inédita de cobrir os Jogos Olímpicos vai se somar às coberturas internacionais que realizaram em três edições da Cúpula do Clima, na Escócia, Egito e Dubai. E, após Paris, Alma Preta e DiversaCom vão desenhar o projeto de cobertura da próxima Copa do Mundo da FIFA, em 2026, que acontecerá nos EUA, México e Canadá.

  • COMPARTILHAR: