Afya é a mais nova associada da Aberje
A jornalista Daniela Bertocchi, com passagens por Nubank, Alice e 99, ingressou na Afya no final de 2023 para liderar a Diretoria de Comunicação da empresa, setor considerado estratégico para a construção da reputação da marca. A área, que reporta à Vice-Presidência de Marketing e Sustentabilidade, liderada por Stella Brant, engloba Relações Públicas, Assuntos Públicos (Public Affairs) e Comunicação Institucional.
Bertocchi destaca que a IA já é uma realidade nas práticas de comunicação e relações públicas da empresa, melhorando a eficiência e oferecendo insights mais profundos sobre tópicos diversos, complementando o discernimento humano. No entanto, ela observa que a gestão da reputação e das crises apresenta desafios. “A IA contribui para a identificação precoce de crises e auxilia na elaboração de estratégias de resposta. Porém, também pode ser a fonte de problemas, através de deep fakes e disseminação de notícias falsas, distorcendo a verdade e manipulando percepções públicas”, esclarece.
Para a jornalista, os profissionais de comunicação atualmente se beneficiam de recursos que automatizam e aprimoram tanto a escrita quanto a edição de conteúdos. “Essas ferramentas otimizam a elaboração de press releases, comunicados de imprensa e a distribuição de postagens em mídias sociais, adaptando-as de forma personalizada e em grande escala. Ferramentas de análise de audiência baseadas em IA aprofundam a compreensão das demografias e realizam análises de sentimentos, além de promoverem a aplicação de análises preditivas.”
“Hoje, o papel dos comunicadores torna-se mais crítico do que nunca, evidenciando sua relevância incontestável no cenário atual. Empresas que valorizam sua reputação não podem prescindir desses profissionais. A comunicação corporativa é essencial para preservar a reputação e utilizar a tecnologia de forma ética na era da desinformação, policrises e polarização de opiniões, construindo diálogos e relacionamentos sólidos e transparentes”, conclui.
Transformando a saúde com os médicos
Afya é hoje o maior hub de educação e soluções para a prática médica no Brasil e única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira. Para se ter uma ideia,1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina hoje utilizam pelo menos uma solução da Afya no país.
O grupo reúne 32 Instituições de Ensino Superior espalhadas pelas 5 regiões do país, sendo 30 delas com cursos de medicina, e 16 unidades de pós-graduação médica. Atualmente, são 3.203 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Com o médico no centro do negócio, o grupo é pioneiro na adoção de práticas digitais voltadas para a aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. Todos os meses, mais de 300 mil profissionais e estudantes de medicina do país utilizam pelo menos uma solução do portfólio da Afya, que inclui Afya Whitebook, solução de apoio à decisão clínica; Afya iClinic, ferramenta para gestão de clínicas e consultórios, que inclui plataforma para telemedicina e prescrição eletrônica; Afya Papers, curso preparatório para prova de título, entre outros.
A Afya foi a primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, em 2019, e, neste ano, foi reconhecida pela Revista TIME como a terceira EdTech mais influente do mundo. O jornal Valor Econômico também reconheceu a Afya como a empresa de educação mais inovadora do Brasil, no prêmio “Valor Inovação” (2023), como melhor empresa de educação no “Valor 1000” (2023) e Virgílio Gibbon, CEO da Afya, como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023).
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa