AFP soma quinto país à sua operação de fact-checking na América Latina
A parceria entre a Agence France-Presse (AFP), associada da Aberje, e o Facebook, para verificação de notícias compartilhadas na rede social, se expande para o Uruguai. O país passa a ser o quinto país na América Latina com equipes da agência integralmente dedicadas ao fact-checking. Assim a AFP reforça sua rede de checadores no mundo, hoje presentes em mais de 20 países, entre eles, Argentina, Brasil, Colômbia e México.
Os artigos verificados ficam disponíveis para o público dentro do blog Checamos, dedicado à apuração de informações compartilhadas na rede. O processo de checagem permanece o mesmo, com total independência da AFP na seleção dos temas a serem examinados.
Baseada em Montevidéu, a nova equipe trabalhará ao lado de experientes jornalistas da AFP, com foco nas notícias veiculadas no Uruguai, principalmente durante a campanha eleitoral. O acordo inclui a verificação de discursos, assim como fotos e vídeos relacionados às eleições presidenciais de outubro.
A parceria com o Facebook é uma das diversas iniciativas da AFP contra as fake news mundo afora, que reforçam a credibilidade da agência nesse novo formato jornalístico:
· Participação nas redes CrossCheck, um projeto de jornalismo colaborativo iniciado durante as eleições presidenciais francesas de 2017, Comprova, durante as eleições presidenciais brasileiras de 2018, e Reverso, durante a campanha eleitoral argentina;
· Reconhecimento da IFCN (International Fact-Checking Network), que integrou a AFP aos 65 veículos de notícias comprometidos com seu Código de Princípios;
· Associação à Journalism Trust Initiative, criada pela organização Repórteres sem Fronteiras (RSF);
· Colaboração com a Africa Check, ONG internacionalmente reconhecida por seu trabalho de verificação de notícias na África;
· Publicação de artigos com verificação de fatos.
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados