Ações sobre sustentabilidade marcam trabalho do McDonald’s Brasil
O McDonald’s Brasil, associado da Aberje, participa todo ano da Hora do Planeta, ação promovida pela WWF para instigar o debate sobre o aquecimento global. Em apoio a esta causa, todos os restaurantes do país apagaram seus luminosos externos por 60 minutos. A iniciativa simbólica reforça o compromisso da marca com iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável.
A empresa mantém seu compromisso com o meio ambiente em diversas ações locais, incluindo a implementação de iluminação LED nos restaurantes, que desde 2016 ajuda a reduzir 60% do consumo de energia em todas as redes da marca no Brasil. Além disso, o McDonald’s tem implementado o Projeto de Otimização do Uso de Água, que consegue economizar cerca de 700 litros de água por dia em cada unidade, com a reutilização do líquido de condensação dos equipamentos de ar-condicionado para a irrigação de plantas, lavagem de áreas externas e limpeza do salão. A companhia também trouxe painéis solares que aquecem a água para limpeza de equipamentos, assim como películas transparentes nos vidros que ajudam a reter o calor, reduzindo o uso do ar-condicionado. “Buscamos trazer soluções simples, porém eficazes. Queremos mostrar que a sustentabilidade não é algo difícil de ser aplicada – com pequenas ações, como a reutilização de água, ou redução do consumo de energia, conseguimos conquistar números impressionantes e fazer a diferença para o planeta”, afirma Leonardo Lima, Diretor de Sustentabilidade da Arcos Dorados, empresa que opera os restaurantes McDonald´s em 20 países da América Latina.
Além do Brasil, outros países da América Latina onde a marca está presente também participarão, apagando mais de 2 mil luminosos neste período.
Scale for Good – Também nesta semana, o McDonald’s se tornou a primeira rede de restaurantes do mundo a assinar um compromisso global de combate às mudanças climáticas. A companhia se compromete a diminuir em 36% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, além de 20% em toda sua cadeia de suprimentos dentro do mesmo período.
Ao todo, serão 11 milhões de toneladas de CO2 que não alcançarão a atmosfera, equivalente ao impacto da plantação de 3 bilhões de árvores, ou 25 milhões de carros fora das ruas e estradas.
A ação faz parte da iniciativa Scale for Good, que usa toda a força, tamanho e alcance da marca para impulsionar o progresso onde é mais relevante. A ‘escala para o bem’ tem como premissa dar ao McDonald’s a responsabilidade e oportunidade de agir em alguns dos desafios sociais e ambientais mais urgentes da atualidade. “Esperamos que nossos esforços possam impulsionar mudanças reais, dentro e fora da nossa rede comercial. Queremos dar as ferramentas e caminhos para que nossos milhões de clientes, funcionários, franqueados, fornecedores e outros parceiros também façam parte desse processo”, finaliza Lima.
COMENTÁRIOS:
Notícias Aberje
- “O Brasil é o país que mais reduziu emissões de carbono em 2023”, afirma o presidente do Ibama, que participa da COP 28 em Dubai
- Portonave é nova associada da Aberje
- COP28: o que os comunicadores precisam saber sobre a conferência do clima
- Encontro especial reúne membros do Capítulo Rio Grande do Sul para uma conversa sobre comunicação e agro
- Combate ao racismo e ao capacitismo no mercado de trabalho é tema de debate no fórum Inclusão em Foco promovido pelo McDonald’s
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Aberje na COP28: Em meio a diversas negociações e painéis na COP28, é divulgada projeção recorde de emissões por combustíveis fósseis em 2023Carlos Parente Aberje na COP: “Dia da Saúde” na COP28 tem debates, negociações e anúncio de US$ 1 bilhão para o temaElizeo Karkoski Transformando a área de Comunicação Interna: Como a P3K e o Sinapse estão fortalecendo o mercadoCarlos Parente Principais temas a serem discutidos na COP28Carlos Parente Grande expectativa! O que é a COP28 e quem participa