Ações educativas do inpEV preparam futuras gerações para cuidar do planeta
PEA é uma das iniciativas de destaque nos 20 anos do Instituto; conheça os vencedores dos concursos de desenho e redação da edição 2021
O compromisso de educar e conscientizar tanto agricultores quanto as futuras gerações sobre a importância de cuidar do meio ambiente e destinar corretamente os resíduos sólidos tornou o inpEV conhecido por suas bem-sucedidas iniciativas nesse setor. Um dos destaques é o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, que tem como público-alvo alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O Programa foi, inclusive, selecionado como uma boa prática e caso de sucesso pelo Departamento das Nações Unidas de Assuntos Econômicos e Sociais (United Nations Department of Economics and Social Affairs – UN DESA). O PEA também é um dos 56 casos de sucesso do Acordo Ambiental São Paulo, presente no livro lançado pelo governo estadual em um evento paralelo na COP 26 (Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).
Este ano, os estudantes que participaram dos concursos de Desenho e Redação do PEA seguiram o tema “Vivendo num planeta mais sustentável com a economia circular”. Seis alunos dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Tocantins foram os vencedores ao mostrar como a natureza e a sociedade podem se beneficiar da economia circular, gerando menos resíduos e prolongando a vida útil dos materiais por meio da reciclagem.
O conteúdo sobre economia circular foi apresentado pelos professores a quase 200 mil alunos participantes do PEA em 2021. Foram mais de 2,1 mil escolas inscritas em 88 centrais de recebimento, envolvendo 270 municípios de 21 estados brasileiros. Os estudantes receberam kits pedagógicos e materiais online (cards, jogos e atividades disponíveis no site) para se inspirar e traduzir nos desenhos e redações como seria a vida em um planeta mais sustentável e o que podemos fazer para chegar a isso. Os desenhos foram elaborados pelos alunos de 4º ano, e as redações pelos estudantes do 5º ano.
Os concursos aconteceram em um cenário mais desafiador este ano por causa da pandemia. “As escolas estavam voltando às aulas presenciais e tinham grande quantidade de conteúdo para trabalhar com os alunos. Mesmo assim utilizaram os materiais do PEA e se engajaram para entregar os desenhos e redações para a seleção da etapa nacional. Outro marco importante foi o envio dos trabalhos exclusivamente de forma digitalizada, o que possibilitou a participação até mesmo de alunos em ensino remoto. Isso nos mostrou que é possível ter um bom resultado, apesar das adversidades da pandemia”, destaca Anna Leticia Malagoli Silva, coordenadora de Educação do inpEV.
Na etapa nacional, os trabalhos foram avaliados, de forma remota, por uma comissão julgadora formada por jornalistas, professores, pedagogos e ilustradores, além de representantes de associadas e do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal). Em uma reunião online, no dia 19 de outubro, foram definidos os ganhadores. Os alunos vencedores e os professores responsáveis pela atividade ganharam um notebook e as respectivas escolas receberam uma TV e uma impressora. “O concurso é um momento excepcional, pois podemos ver quanto os alunos assimilaram do conteúdo da edição”, ressalta a coordenadora.
Destaques
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados