Acervo do Museu da Construção dá base a projeto selecionado por edital público da Fiesp
Para compor sua programação anual, o Centro Cultural Fiesp seleciona projetos por meio de edital público. Dentre os inscritos, o projeto para a exposição Construindo Obras de Arte – Uma História da Construção no Brasil foi selecionado e acontecerá no espaço de exposições do Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, ainda sem data definida.
Com curadoria de Guilherme Wisnik e Maria Eugenia Guimarães e produção da Art Unlimited, a exposição reúne uma coleção de 80 fotografias de nomes como Marc Ferrez, Guilherme Gaensly, Hans Gunter Flieg, Chico Albuquerque, German Lorca, Marcel Gautherot entre outros, e um audiovisual, a exposição desenha uma linha do tempo em obras de arte, mostrando o desenvolvimento da construção e da arquitetura do país, no período de 1860 a 1970, desdobrando seu formato em uma linha de reflexão.
Essas construções/obras de arte, em seu efeito sobre a paisagem, e as representações a elas dadas pela fotografia, podem resumir um período, uma época, contar uma história. A pesquisa é a primeira ação proposta pelo Museu da Construção, projeto da Movimento Pro – empresa associada da Aberje – e selecionou registros fotográficos de alguns marcos da história da construção do período, para evidenciar o encontro possível entre arte e construção.
O objetivo é utilizar o olhar poético da fotografia sobre o universo técnico da construção para aproximar o visitante das grandes obras, mostrando a complexidade do assunto e revelando aspectos que muitas vezes não são percebidos, gerando uma reflexão positiva sobre a construção no país. “O que se espera como resultado é a percepção da cultura como fator determinante no caminho do desenvolvimento”, manifesta Maria Eugenia. “Que a fotografia tem valor de obra de arte não é novidade. A surpresa do visitante vem do conceito na engenharia, para a qual estruturas, tal como ponte, passarela, viaduto ou túnel são obras de arte, pela especificidade característica de cada projeto”, completa.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais