Accor segue no combate ao desmatamento com programa de reflorestamento na América do Sul
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou no início de setembro números alarmantes sobre o desmatamento no Brasil. De acordo com o órgão, o país ultrapassou o número de cem mil focos de queimadas, cenário que não era visto desde 2012 no território nacional. Só na Amazônia, o desmatamento em agosto deste ano aumentou 222% em relação ao mesmo período do ano passado. Um outro levantamento recente, divulgado pela WWF-Brasil, mostra que em oito meses deste ano, a área total com alertas de desmate foi de 6 mil km², valor 62% maior do que o observado para o mesmo período em 2018. Para ajudar na diminuição dessas tristes estatísticas, a Accor desenvolve desde 2009 uma iniciativa que está trazendo impactos positivos para o meio ambiente.
Em qualquer hotel das marcas operadas pela Accor, associada da Aberje, na América do Sul, hóspedes e camareiras são incentivados a reutilizar as toalhas de banho por mais de um dia. A iniciativa, batizada de Plant For The Planet, destina 50% dos recursos financeiros economizados com lavanderia para dois projetos de plantio de árvores nativas em nascentes de rios e córregos por meio de princípios agroflorestais, sistema sustentável de plantio de alimentos, paralelo ao trabalho de recuperação de uma floresta. Desde que foi criado, o projeto já recuperou 32.600 km² de área verde em duas regiões do continente, em parceria com ONGs. O total equivale a 436 campos de futebol. E os resultados positivos não param por aí.
No Brasil, o Plant For The Planet acontece em parceria com a ONG Nordesta. Desde 2009, a ação já plantou na Serra da Canastra (MG) mais de 585 mil árvores totalizando 29.500 km² de área reflorestada, o mesmo que 394 campos de futebol (veja infográfico abaixo). Além disso, o projeto já preservou na região 223 nascentes, beneficiando 81 famílias de agricultores, de 34 municípios diferentes. “Os recursos hídricos estão diminuindo e as fontes na minha fazenda têm pouca água. Eu estava procurando maneiras para mudar esse cenário quando eu ouvi falar do trabalho da Nordesta. Agora, com essa parceria, tenho esperança de que a água volte ao meu campo como era quando eu era criança”, diz Roberto Emílio Lopes, dono de uma fazenda de grande porte onde foram plantadas 13.000 árvores, restaurando uma área de 1.170 km².
Além da Serra da Canastra, em Minas Gerais, o Plant For The Planet também tem resultados de plantios de árvores no Alto de Hayabamba, na Amazônia peruana. Em parceria com a ACOPAGRO, cooperativa membro da Fundação Amazônia Viva, o projeto da Accor contabiliza na região 31 mil árvores plantadas em uma área de 3.100 km², equivalente a 42 campos de futebol. “O Plant For The Planet faz parte do Planet 21, programa global de desenvolvimento sustentável da Accor, que envolve stakeholders por meio de mudanças de comportamento e consumo consciente”, explica Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Accor América do Sul. “A cada ano uma grande iniciativa é apoiada para desenvolver modelos alternativos e responsáveis de conscientização sustentável”, completa.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados