Accor adota nova política de bem-estar animal para a divisão PM&E das Américas

A Accor anunciou a implementação de sua nova Política Corporativa de Bem-Estar Animal para a divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) das Américas. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com organizações da sociedade civil, entre elas o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e a Animal Equality Brasil, com o objetivo de alinhar os procedimentos da companhia a práticas sustentáveis e padrões éticos relacionados ao trato com os animais.
A nova política complementa as diretrizes sustentáveis da Accor e estabelece critérios para diferentes áreas da operação. No campo da alimentação, a empresa reafirma o compromisso com a aquisição de produtos de origem responsável, priorizando fornecedores que adotem práticas éticas de criação, transporte e abate, e que estejam geograficamente próximos dos hotéis, a fim de reduzir o tempo de transporte dos animais. No Brasil, a Accor também se compromete a adquirir carne suína exclusivamente de sistemas de gestação coletiva, preferencialmente aqueles que utilizam a técnica “cobre-e-solta”, em que as fêmeas são inseminadas e posteriormente mantidas em baias coletivas.
Outro eixo da política é a não utilização de itens testados em animais. Isso inclui produtos de limpeza e de higiene pessoal oferecidos aos hóspedes, além da priorização de linhas que não contenham ingredientes de origem animal. A rede também mantém diretrizes quanto à ambientação dos hotéis e à relação com fornecedores e parceiros. Materiais sustentáveis e cruelty-free são preferidos na decoração, e a empresa declara não apoiar eventos ou práticas que envolvam exploração ou sofrimento animal, como circos, aquários, rodeios e corridas.
“Reconhecemos que o caminho rumo ao respeito integral ao bem-estar animal é contínuo. Por isso, assumimos o compromisso de seguir avaliando, aprimorando e expandindo nossas práticas de forma constante. Adotamos o princípio da transparência nesse processo e, por isso, comunicaremos de forma clara e responsável todas as nossas iniciativas, conquistas e certificações ao longo dessa jornada”, afirma Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.
“É inspirador ver uma rede tão influente assumir o compromisso de oferecer 50% de opções vegetarianas ou plant-based e priorizar receitas de baixa emissão de carbono em seus hotéis. Estamos animadas para seguir apoiando essa iniciativa, contribuindo com a elaboração de receitas e o treinamento das equipes”, comenta Bruna Nascimento, gerente de políticas alimentares da Mercy For Animals.
“A Accor, com suas políticas de bem-estar animal, tem um impacto positivo na vida de milhões de animais e o poder de influenciar outras empresas a adotarem práticas similares. Estamos trabalhando com a rede em sua jornada para eliminar ovos de galinhas criadas em gaiolas de sua cadeia de fornecimento, o que reforça seu compromisso com uma cadeia de produção mais sustentável. Ações como essas mostram que é possível alinhar negócios e responsabilidade ética”, afirmou Julia Almeida, gerente de Relações Corporativas da Animal Equality Brasil.
“Compromissos públicos com o bem-estar animal não são apenas declarações, são pactos com a sociedade civil. Ao assumir essa agenda de forma clara e estruturada, a Accor se destaca como referência no setor hoteleiro e demonstra que é possível alinhar ética, hospitalidade e sustentabilidade. Nós, do Fórum Animal, temos orgulho de contribuir com essa conquista e seguiremos acompanhando de perto sua implementação”, explicou Taylison Santos, diretor-executivo do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
As novas diretrizes estão em linha com o compromisso global da Accor com a sustentabilidade, que inclui metas como eliminar 90% dos plásticos de uso único, certificar 100% dos hotéis em critérios sustentáveis e oferecer 50% dos pratos à base de vegetais até 2030. Atualmente, 72% dos hotéis da rede já contam com essas opções no cardápio.
As mudanças também respondem a uma tendência crescente entre consumidores. Pesquisa realizada pela Accor em parceria com a Booking.com e a Universidade de Surrey aponta que 80% dos viajantes acreditam que viajar de forma sustentável traz benefícios e 65% preferem acomodações com algum tipo de certificação ambiental. Além disso, 43% dos hóspedes estariam dispostos a pagar mais por alternativas com menor impacto ambiental.
Destaques
- A história por trás de invenções que nasceram em tempos de incerteza
- Comunicação corporativa como caminho para jornalistas é tema de nova edição Jornada Galápagos realizado na Aberje
- Estudo da Aberje analisa papel da Comunicação com Empregados diante de desastres climáticos
- Aula-show de José Miguel Wisnik encerra Aberje Trends com reflexão sobre musicalidade e sensibilidade na comunicação
- Na era da “verdade delivery”, empresas também enfrentam abismos comunicacionais
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre Comunicação na hora erradaPaulo Nassar Nova Desordem Mundial: Comunicar em Tempos de TensãoJanaína Leme O poder da gentileza e o desafio de não se perder de si: reflexões com Denise FragaMalu Weber Quem venceu o torneio de Roland Garros?Leonardo Müller ESG: auge e queda de uma sigla