Acciona celebra parceria com universidades de São Paulo e de Madrid
A Acciona, empresa global que desenvolve e constrói soluções de infraestrutura sustentáveis, reforçou sua parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Universidad Politécnica de Madrid (UPM), em uma cerimônia realizada no campus da USP com a presença de autoridades das duas universidades e profissionais da companhia.
A parceria representa um marco significativo para as instituições envolvidas e para o desenvolvimento de jovens talentos, visando a promoção da excelência na gestão de projetos realizados pela empresa espanhola no Brasil.
A cerimônia contou com a presença de mais de 50 jovens profissionais da empresa, que integram o iXPA, programa no qual os participantes atuam como trainees em obras da Acciona, ao mesmo tempo que têm a oportunidade de cursar uma pós-graduação internacional na UPM e desenvolver uma carreira em projetos. Além disso, o convênio com a USP permitiu explorar parcerias como a participação de trainees na primeira edição do curso de atualização de Gestão de Megaprojetos oferecido pela USP.
Durante a cerimônia, o diretor-País da Acciona no Brasil, André De Angelo, enfatizou a relevância do acordo tripartite entre as universidades e a empresa visando não apenas aprimorar o conhecimento e as habilidades dos participantes, mas também impulsionar o progresso socioeconômico e o desenvolvimento sustentável. Ainda afirmou que o Brasil é, atualmente, um centro de atração de jovens talentos, e a companhia tem reforçado seu objetivo de criar uma plataforma robusta (HUB) para o desenvolvimento e crescimento de uma nova geração de profissionais. Um destaque importante é que, no momento, 60% dos jovens talentos que trabalham na obra da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, da qual a Acciona é responsável pela construção, são mulheres, sendo 90% advindas de carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o que reforça o nosso compromisso em promover diversidade e igualdade de oportunidades.
Dos 50 jovens participantes da última edição do iXPA no Brasil, pelo menos sete já estão confirmados para atuarem em obras da companhia na Austrália e outros devem seguir para demais mercados. A oportunidade demonstra o compromisso contínuo da empresa em investir no desenvolvimento de talentos e na promoção de uma cultura de excelência e inovação em todo o mundo.
Além de André, participaram da cerimônia, Reinaldo Giudici, Diretor da Escola Politécnica da USP, Marcio Lobo Netto, Coordenador da Comissão de Relações Internacionais da Escola Politécnica da USP (CRInt POLI-USP), Pablo Felix del Cueto, Head of Talent & Knowledge Applied to Business da Acciona, María Castroviejo, Director of Organization, Talent and Wellness of Brazil da Acciona, Isabel Ortiz, Professora Titular da UPM e Marly Monteiro de Carvalho, Professora Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.
Desenvolvimento do setor
O programa iXPA oferece uma oportunidade diferenciada no mercado, proporcionando treinamento especializado em gestão de projetos e experiência internacional em grandes empreendimentos. A Acciona busca parcerias com as principais universidades do mundo, como a USP, que é classificada como a melhor instituição de ensino superior no Brasil, e a UPM, que figura como a 6ª melhor universidade em engenharia civil no ranking mundial.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados