Ação olímpica da Toyota envolve atenção à mobilidade e ao voluntariado
A Toyota, empresa associada da Aberje, está envolvida em atividades com várias partes interessadas e comunidades locais no Japão para auxiliar o movimento de pessoas com opções de transporte limitadas.
Com uma população em declínio, a cidade de Yokota está passando por reduções nas rotas de ônibus programadas das quais dependem. Para manter essas rotas, a Toyota está fornecendo veículos assistivos (WelCab) sem custo algum. Os veículos são conduzidos por voluntários remunerados com mais de 60 anos e atendem a seis pequenas cidades da região.
Ao participar de atividades para manter rotas na área e trabalhar com autoridades locais e moradores para ajudar a fornecer maneiras alternativas de deslocamento de um lugar para outro, a Toyota é capaz de contribuir com as necessidades locais, explorando possíveis soluções para os problemas de mobilidade. Atividades similares estão sendo consideradas atualmente para outras cidades e regiões rurais dentro do Japão.
A empresa também começou a trabalhar com operadoras de trens nas áreas de Kanto e Chubu, no Japão, para implementar opções sem barreiras. A Toyota está usando o conhecimento prático e a experiência adquirida de seus próprios sistemas em suas fábricas para melhorar a acessibilidade nos locais de transporte público.
MEDALHAS – As concessionárias japonesas da Toyota em todo o país participam do Projeto Everyone’s Medal, promovido pelo Comitê Organizador de Tóquio 2020 em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente e a cidade de Tóquio. O projeto almeja fazer 5 mil medalhas de ouro, prata e bronze para Tóquio 2020, coletando e reciclando metais de dispositivos eletrônicos pequenos e portáteis.
Para isso, a Toyota instalará caixas de devolução/reciclagem em mais de 6 mil concessionárias da Toyota e Lexus e concessionárias de aluguel de veículos Toyota em todo o país a partir de setembro de 2018, nas quais as pessoas poderão descartar seus antigos dispositivos eletrônicos portáteis, como telefones celulares não utilizados, e contribuir para uma sociedade sustentável.
VOLUNTARIADO – Para Tóquio 2020, a Toyota apoiará e promoverá o voluntariado de várias formas, inclusive oferecendo a centenas de concessionárias, empresas do grupo e seus próprios colaboradores a oportunidade de participar como voluntários para os Jogos.
Para apoiar os Jogos, a comunidade de negócios do Japão criou o All Japan Business Committee com o objetivo de criar um legado para Tóquio 2020 e o futuro. O grupo é a união de três organizações econômicas/empresariais do Japão: a Federação de Negócios do Japão, a Câmara de Comércio e Indústria do Japão e a Associação de Executivos Corporativos do Japão. Akio Toyoda está contribuindo para os esforços presidindo o Comitê, o que está incentivando a participação de empresas de grande e pequeno porte em todo o país em colaboração com os governos estaduais e locais e a sociedade.
A Toyota e o All Japan Business Committee vão aprofundar a compreensão do esporte paralímpico, criando oportunidades para que as pessoas encontrem atletas e vivenciem seus esportes. Mais de 2.500 pessoas de cerca de 280 organizações participaram e conectaram-se diretamente ao movimento nacional, sempre com a presença de atletas ou equipes da Toyota.
Disponibilizando locais e voluntários, a Toyota tem apoiado atividades da Japan City Expo, administrada pelo All Japan Business Committee, uma exposição de produtos destinada a promover a atratividade do Japão com base em temas da cultura tradicional e revitalização olímpica realizada em cidades japonesas.
O All Japan Business Committee, trabalhando junto com as câmaras de comércio e indústria nas principais áreas metropolitanas do país, tem realizado exposições em seis dessas regiões japonesas, com o intuito de apoiar o ressurgimento dessas regiões atingidas por desastres naturais nos últimos anos. Desde julho de 2018, voluntários de aproximadamente 300 organizações e empresas, incluindo a Toyota, participaram.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa