PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
21 de maio de 2025

Abracom registra maior lucro para o setor de comunicação em pesquisa anual

Termômetro de Mercado Abracom aponta crescimento do setor em meio à incerteza macroeconômica mundial e vê possibilidades de diversificação de receita a partir de produtos e serviços personalizados
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) acaba de divulgar os resultados do Termômetro de Mercado que mostra, pelo quarto ano consecutivo, crescimento do setor e as expectativas para 2025 e possíveis riscos. A pesquisa anual da instituição traz respostas de representantes de 60 agências associadas em todo o Brasil sobre o mercado. Nesta edição, o estudo indica que 2024 foi marcado por maior lucratividade para 63,3% das agências em comparação ao ano anterior.

O relatório diz que, apesar de a estrutura do trabalho ter se mostrado estável para 55% das agências, o percentual de faturamento aumentou em até 15% para a maioria das empresas associadas ouvidas na pesquisa. Trata-se do reflexo de uma elevada perspectiva de crescimento de negócios para este ano, apesar da preocupação de como o cenário político internacional impactará o setor de comunicação corporativa no Brasil.

Os dados também mostram que, para a grande maioria das agências, o serviço de assessoria de imprensa é o mais buscado pelos clientes, atingindo um índice de 85% maior em relação aos outros, seguido por comunicação digital (50%). Dentre os serviços menos vendidos, se encontram marketing político (36,7%) e eventos (33,3%), apontando para a necessidade crescente de explorar a comunicação institucional em diversas plataformas.

Para Fabio Santos, presidente da Abracom, a busca crescente por serviços de comunicação corporativa se deve pela necessidade das empresas em inovar e construir imagens positivas perante o público e a mídia. “O Termômetro deste ano nos mostrou o quanto estamos mantendo um bom ritmo, já que pelo quarto ano consecutivo o setor vem crescendo seu faturamento. Mas ainda há espaço para produtos e serviços pouco explorados que são ótimas oportunidades para seguirmos criando reputações fortes de maneira estratégica, gerando maior valor e propósito para os clientes”, destaca ele.

Lucratividade e empregabilidade

O crescimento do faturamento para até 15% entre grande parte dos respondentes resulta no aumento de 5% do quadro de funcionários para a metade das agências. Espera-se que, com a redução dos custos e novos investimentos, esse percentual de contratação aumente. Em contraste com esse cenário, 46,7% das empresas sofreram uma queda no lucro maior que 10% em comparação ao ano anterior, e uma das maiores preocupações que as lideranças enfrentam está em perder contratos com clientes neste ano.

Projeções de mercado em 2025

Devido à instabilidade do cenário político-econômico mundial, 55% das agências acreditam que haverá impacto para a área de comunicação em 2025 em relação a 2024. Os dados apontam para a incerteza que a macroeconomia política traz, com juros e dólar altos, o aumento da inflação e a reforma tributária, que influencia no poder de decisão dos clientes.

Apesar do momento de incertezas financeiras, o setor permanece positivo, levando em conta que novos clientes buscam investir mais em serviços de comunicação personalizados de acordo com as necessidades e oportunidades futuras, como a COP 30.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
  • Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
  • Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
  • Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leonardo MüllerESG: auge e queda de uma sigla
  • Hamilton dos SantosNova desordem mundial
  • Pablo AssoliniESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!
  • Carlos ParenteCuidado com a “comunicação reborn”!
  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade