Abiquim lança a campanha “Desburocratize a Química”

Durante o evento de relançamento da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) no Salão Nobre da Câmara dos Deputados em Brasília. também houve o lançamento da campanha “Desburocratize a Química”, que tem o objetivo de mostrar como os entraves burocráticos prejudicam a competitividade e os investimentos do setor químico brasileiro, bem como apresentar possíveis soluções.
Todos os anos, o setor químico brasileiro deixa de investir mais de R$ 1 bilhão porque este montante é gasto com entraves burocráticos impostos ao setor, prejudicando muito a competitividade. Para discutir soluções para essas questões, a Abiquim – instituição associada da Aberje – investe no tema “Desburocratize a Química”. Para colocar em prática o projeto, a Abiquim realizou, ao longo dos últimos anos, um amplo estudo envolvendo todos os seus associados (indústrias e empresas de todos os portes que fazer parte da cadeia produtiva da química).
De acordo com o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, após o resultado do levantamento, com a identificação de 64 questões burocráticas que afetam diretamente a competitividade da indústria química nacional, a entidade percebeu que é fundamental trabalhar, desde já, para mudar essa realidade. “Do total de pontos identificados, destacamos 23 nas áreas de logística, jurídica e tributária, segurança, relações de trabalho e ambiental, que poderiam ser facilmente resolvidos, tornando os processos mais eficientes. Com isso, poderíamos utilizar recursos que hoje são desperdiçados, maximizando custos, aumentando investimentos estratégicos e, por consequência, aumentando a competitividade de toda a cadeia”, explica Figueiredo.
O deputado pelo partido NOVO/SP e integrante da Frente Parlamentar da Química, Alexis Fonteyne, será o responsável por liderar a campanha, que será um dos principais pleitos de seu mandato. “Realizaremos uma série de ações baseadas em números concretos de prejuízos absurdos causados pela burocracia nestes 23 pontos destacados. A ideia é trabalhar de forma consistente para que sejam criadas soluções que tornem os processos mais eficientes”, completa.
Destaques
- Aberje apresenta agenda para 2025 com eventos, pesquisas e lançamentos
- Curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras aborda governança em patrocínios
- Hamilton dos Santos fala sobre oportunidades e desafios da comunicação corporativa na Semana de Integração da FGV
- Governança em cultura é tema de curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras
- Revista CE celebra as 50 edições do Prêmio Aberje na edição 112
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente O veículo por aplicativo e a urgência da comunicação para alertar o mundoPablo Assolini A essência da comunicação integrada está no conteúdoPablo Lopes Tendências de social media para 2025Marcos Santos Ainda Estamos Aqui – Romper Fronteiras através da ArteNelson Silveira É no silêncio de um Chevrolet