23 de junho de 2022

Aberje Trends 2022: metaverso pode mudar a forma de consumir conteúdo, mas ainda está longe de acontecer

Declaração foi dada por Rafael Sbarai, Head de Produto e Operações do Cartola Express do Grupo Globo, no segundo dia de evento

Declaração foi dada por Rafael Sbarai, Head de Produto e Operações do Cartola Express do Grupo Globo, no segundo dia de eventoA palestra especial de abertura Web3, NFTs e o Futuro das empresas em um mundo sem cookies, apresentada por Rafael Sbarai, Head de Produto e Operações do Cartola Express do Grupo Globo, trouxe para os participantes do segundo dia do Aberje Trends 2022, uma visão crítica sobre como a terminologia da Web3 pode estar sendo utilizada de forma equivocada, quanto isso pode atrapalhar a análise sobre negócios e exemplos de utilização de NFTs. 

Durante a apresentação, o especialista fez uma reflexão sobre a real necessidade do uso da terminologia Web3. Para Sbarai, tudo poderia ser simplificado apenas com o entendimento de evolução.

“A conclusão é que a web evoluiu, assim como o ser humano também. Nós mudamos o tempo todo e não falamos em ‘pessoa 2.0″. 

Ao falar sobre metaverso, Sbarai complementou o que o jornalista Pedro Dória já havia dito no dia anterior, ao defender que ainda estamos distantes dessa realidade, ainda que o conceito tenha sido concebido na sociedade há mais de 30 anos. “O metaverso pode mudar a forma de produzirmos conteúdo, mas está longe de acontecer”. 

O especialista também provocou o público presente ao refletir sobre o que será levado da sociedade real para o ambiente virtual “Vamos transportar muita coisa ruim para este ambiente, como racismo, discriminação, produtos falsos, assédio, desinformação. Quem vai fazer a moderação lá dentro? Existirá um governo? Será a própria plataforma a responsável por julgar as ocorrências negativas lá dentro?”, questiona.

NFTs

Outra tendência que ainda é pouco esclarecida para as empresas é sobre as NFTs, sigla em inglês para non-fungible token (token não fungível). É válido investir neste mercado? Quem deve entrar?

Para Sbarai, faz sentido desde que a empresa tenha uma estratégia de negócio e o setor de atuação.

“Empresas que estão ligadas à música, arte, games e esportes devem olhar com mais carinho sobre este assunto, porém empresas que trabalham com associados, assinantes e gamificação podem  se beneficiar das estratégias de NFTs”.

E qual é o impacto disso tudo e como pode se entender o futuro? Para o palestrante ainda faltam leis, regras. “Quanto mais universos diferentes existirem, mais regulamentação será necessária. O advogado em internet é uma das profissões mais prósperas para o mercado por conta desta nova tendência”, prevê. 

A edição deste ano conta com o patrocínio de Bayer; Grupo Energisa; Engie; Gerdau; Itaú; LATAM Airlines; LexisNexis e P3K Comunicação; apoio da Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE); Apsen Farmacêutica; Sabesp e TRY, com media partner do Estadão.

 

 

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