Aberje recebe Jornada Galápagos de Jornalismo 2024

“A Comunicação Corporativa não é um caminho novo para jornalistas”, explicou Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, ao falar para 30 jornalistas e criadores de conteúdo sobre as possibilidades de carreira na área em encontro realizado na sede da Aberje em São Paulo nesta segunda-feira (08). A palestra é parte das mais de 80 horas de conteúdo que compõem a Jornada Galápagos de Jornalismo 2024, um curso gratuito de comunicação liderado pela jornalista Alecsandra Zapparoli, que busca fortalecer o ecossistema jornalístico.
Santos detalhou a atuação da Aberje e o mercado de Comunicação no Brasil, comentando o cenário de transições aceleradas vivido atualmente e a importância dos comunicadores e das comunicadoras junto à gestão das organizações para auxiliá-las em um momento de crises sucessivas. Santos trouxe dados de pesquisas da Aberje, Tendências da Comunicação Organizacional em 2024 e Orçamento da Comunicação Organizacional em 2024, destacando o papel da associação como rede de entidades e comunidade de profissionais. “Na Aberje, cultivamos um espaço seguro de trocas, para que possamos crescer juntos, aprendendo com as experiências uns dos outros”, afirmou Santos.
Ao longo do painel, ele falou sobre as estruturas e remuneração de áreas de comunicação, a formação dos executivos do setor e sua relação com as lideranças de suas organizações, além de responder questões dos participantes sobre os desafios da profissão e analisar ferramentas e tecnologias que devem influenciar a área no futuro.
Ao final de sua fala, Santos falou sobre a importância de uma formação multidisciplinar para a área, ressaltando a o papel das chamadas humanidades, como a Filosofia, a Antropologia e a Sociologia, para o desenvolvimento de profissionais aptos a fazer as perguntas certas – algo cada vez mais necessário.
A JORNADA
A Jornada Galápagos é um curso de comunicação que reúne jornalistas e produtores de conteúdo de todo país para atualizar, capacitar e formar profissionais durante duas semanas de imersão presencial nas sedes paulistanas de empresas que acreditam na importância do jornalismo.
São mais de 80 horas de conteúdo, nos formatos de masterclasses, paineis e entrevistas com cerca de 40 palestrantes renomados em suas áreas de atuação, além de um laboratório de criação. A Jornada é um hub criativo e de empreendedorismo, que conecta talentos da comunicação, empresas detentoras das maiores plataformas sociais do planeta e empresas que acreditam na importância do jornalismo.
A Jornada conta com o patrocínio de Google News Initiative, Magalu, Itaú, Smiles, Syngenta, JBS, ENGIE e Aberje e apoio de Spotify, Pacto Global – Rede Brasil, Mais Diversidade, Airbnb e revista piauí.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































