Aberje promove debates sobre a comunicação da mobilidade urbana
Se a mobilidade urbana ainda é um desafio para a maioria das grandes cidades, as estratégias para comunicar o tema se revelam de suprema importância. A crescente utilização de transporte individual pelos cidadãos se torna uma barreira quando se abre a discussão sobre como as cidades do futuro estão sendo pensadas – e como os comunicadores pode transmitir esses novos conceitos e realidades com inteligência e eficiência. É preciso informar e dialogar com o usuário do trânsito e os habitantes das cidades. De olho nesses desafios, a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial anuncia o Lab de Comunicação para Mobilidade, para abordar questões sobre a comunicação da mobilidade urbana no Brasil.
Idealizado e organizado pela Aberje e com apresentação da General Motors do Brasil, o evento compreende três debates, que acontecem nos meses de setembro, outubro e novembro. Com a curadoria do jornalista Leão Serva, os encontros terão a participação de grandes nomes da comunicação, além de renomados especialistas em urbanismo, arquitetura, ativistas, engenheiros de trânsito, formuladores de políticas públicas e integrantes da indústria automotiva.
Os objetivos dos encontros são colaborar com a discussão sobre a melhor forma de comunicar os temas mobilidade urbana, apresentar pesquisas, gerar propostas, compartilhar melhores práticas e, por fim, qualificar o debate para assim preparar os comunicadores para novas realidades e narrativas.
O tema do primeiro debate, que acontece em 29 de setembro, é “Espaço”. A ideia é debater como as cidades do futuro estão sendo pensadas, construídas e comunicadas no presente. Os temas tratados incluem políticas públicas, tendências do urbanismo e arquitetura, tecnologia, imagem e sustentabilidade. Este primeiro encontro reunirá Marcos Munhoz – vice-presidente da General Motors do Brasil, Hamilton Santos – diretor-geral da Aberje, Miguel Bucalem – diretor da USP Cidades, Cândido Malta – urbanista e Luiz Antônio Cortez Ferreira – arquiteto especialista em planejamento do Metrô de SP. O professor-doutor Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e livre-docente pela USP, abrirá os trabalhos.
Os demais encontros, que acontecem nos meses de outubro e novembro, abordarão os temas: “Tempo” e “Saídas”. Todos os debates terão ligação com os assuntos discutidos previamente. O último encontro trará uma sintetização de todos os temas abordados e um grupo selecionado irá elaborar um documento que sistematize um conjunto de conhecimentos sobre a Comunicação da Mobilidade.
Todos os encontros são gratuitos e abertos ao público. Para mais informações, acesse: https://www.aberje.com.br/calendario/lab-de-comunicacao-para-mobilidade/
Anote na agenda:
Lab de Comunicação para Mobilidade
Local: Sede da Aberje – Rua Amália de Noronha, 151 – 6º Andar, São Paulo
Data: 29 de setembro (quinta-feira)
Horário: das 9h30 às 12h30
Evento gratuito e aberto ao público
PLANIN – Assessoria de Comunicação e de Imprensa da ABERJE
Angélica Consiglio e Equipe – www.planin.com
Contatos: Natalia Zini e Carolina Santos – Tel.: 11. 2138-8933 – aberje@planin.com
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados