PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
03 de novembro de 2025

Aberje marca presença em Encontro de Comunicadores da Companhia de Jesus no Brasil

Encontro reuniu profissionais de comunicação da Companhia de Jesus para troca de experiências e boas práticas na área corporativa
Redação Portal Aberje
5º Encontro de Comunicadores da Província dos Jesuítas do Brasil
 
  • COMPARTILHAR:

Durante o 5º Encontro de Comunicadores da Província dos Jesuítas do Brasil, associada da Aberje, realizado de 21 a 23 de outubro, o diretor do Capítulo Aberje Brasília, Giovanni Nobile, conversou no dia 22 com o grupo e compartilhou um panorama sobre a atuação da comunicação em sua experiência profissional no Banco do Brasil – em risco de reputação, assessoria de imprensa e comunicação interna –, destacando casos de sucesso e boas práticas em comunicação corporativa. Mencionou também um pouco sobre sua experiência na comunicação da Fundação Banco do Brasil, por onde teve passagem, citando a relevância da comunicação regional em projetos sociais, ambientais e educacionais, já que a Fundação BB conta com base de mais de 700 iniciativas de tecnologias sociais cadastradas e que são referência para diversas comunidades.

Como diretor do Capítulo Aberje Brasília, Giovanni ressaltou o papel da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) como espaço de aprendizado e conexão entre profissionais. Mencionou os cases premiados, podcasts, pesquisas e cursos da associação como fontes valiosas para atualização e troca de experiências. “O material da Aberje é muito rico, e o espaço de conexão entre comunicadores de diversas empresas amplia ainda mais a troca de experiências e conhecimento. Às vezes você está quebrando a cabeça para lidar com um desafio, e alguém já resolveu algo parecido em outra empresa – e te dá uma boa ideia de como seguir”, concluiu.

Giovanni Nobile, diretor do Capítulo Aberje Brasília, no 5º Encontro de Comunicadores da Província dos Jesuítas do Brasil

Com quase 20 anos de experiência em comunicação e jornalismo, Giovanni conversou com o grupo de comunicadores do Encontro sobre desafios de planejamento e gestão de risco reputacional, enfatizando a importância de respostas ágeis, éticas e equilibradas. Defendeu ainda o uso do storytelling como ferramenta estratégica para aproximar o público da instituição, explorando histórias humanas e curiosidades sobre o Banco do Brasil.

Ao abordar a comunicação interna, destacou que a estratégia é voltada à construção de diálogo com os colaboradores. “A ideia é comunicar com o público interno, não apenas para ele”, afirmou. Respondendo a perguntas do público presente, citou iniciativas como o programa de integração “Bem-vindo ao BB” e a Universidade Corporativa Digital, que oferece cursos e formações aos colaboradores.

Giovanni também destacou a importância da governança da comunicação, com planos estratégicos e manuais revisados anualmente, o que garante flexibilidade para lidar com diferentes desafios de imagem e reputação. Segundo ele, o uso de ferramentas digitais têm ampliado a eficiência e o alcance das ações de comunicação.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.