Aberje marca presença em Encontro de Comunicadores da Companhia de Jesus no Brasil

Durante o 5º Encontro de Comunicadores da Província dos Jesuítas do Brasil, associada da Aberje, realizado de 21 a 23 de outubro, o diretor do Capítulo Aberje Brasília, Giovanni Nobile, conversou no dia 22 com o grupo e compartilhou um panorama sobre a atuação da comunicação em sua experiência profissional no Banco do Brasil – em risco de reputação, assessoria de imprensa e comunicação interna –, destacando casos de sucesso e boas práticas em comunicação corporativa. Mencionou também um pouco sobre sua experiência na comunicação da Fundação Banco do Brasil, por onde teve passagem, citando a relevância da comunicação regional em projetos sociais, ambientais e educacionais, já que a Fundação BB conta com base de mais de 700 iniciativas de tecnologias sociais cadastradas e que são referência para diversas comunidades.
Como diretor do Capítulo Aberje Brasília, Giovanni ressaltou o papel da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) como espaço de aprendizado e conexão entre profissionais. Mencionou os cases premiados, podcasts, pesquisas e cursos da associação como fontes valiosas para atualização e troca de experiências. “O material da Aberje é muito rico, e o espaço de conexão entre comunicadores de diversas empresas amplia ainda mais a troca de experiências e conhecimento. Às vezes você está quebrando a cabeça para lidar com um desafio, e alguém já resolveu algo parecido em outra empresa – e te dá uma boa ideia de como seguir”, concluiu.

Com quase 20 anos de experiência em comunicação e jornalismo, Giovanni conversou com o grupo de comunicadores do Encontro sobre desafios de planejamento e gestão de risco reputacional, enfatizando a importância de respostas ágeis, éticas e equilibradas. Defendeu ainda o uso do storytelling como ferramenta estratégica para aproximar o público da instituição, explorando histórias humanas e curiosidades sobre o Banco do Brasil.
Ao abordar a comunicação interna, destacou que a estratégia é voltada à construção de diálogo com os colaboradores. “A ideia é comunicar com o público interno, não apenas para ele”, afirmou. Respondendo a perguntas do público presente, citou iniciativas como o programa de integração “Bem-vindo ao BB” e a Universidade Corporativa Digital, que oferece cursos e formações aos colaboradores.
Giovanni também destacou a importância da governança da comunicação, com planos estratégicos e manuais revisados anualmente, o que garante flexibilidade para lidar com diferentes desafios de imagem e reputação. Segundo ele, o uso de ferramentas digitais têm ampliado a eficiência e o alcance das ações de comunicação.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































