Aberje lança edição da Revista CE 106 em formato digital, com tema “Infodemia”
No dia da Comunicação Empresarial e aniversário de 53 anos da Aberje, associação disponibiliza edição especial sobre desinformação e pandemia
Está disponível a partir de hoje, dia 08 de outubro – dia da Comunicação Empresarial e aniversário de 53 anos da Aberje –, em formato digital, a edição 106 da Revista CE Comunicação Empresarial – publicada semestralmente pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial –, uma das principais fontes de conteúdo sobre as tendências do setor, com 29 anos de atividade.
A matéria de capa da edição aborda o tema Infodemia, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o nome dado à imensa quantidade de informação disponível, em que as pessoas já não sabem mais em quem confiar, abrindo caminho fake news e desinformação. “Não estamos apenas lutando contra uma epidemia; estamos lutando contra uma infodemia”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na Conferência de Segurança de Munique em fevereiro de 2020. Especialistas debatem que saímos da era da informação para a era da desinformação, em que notícias falsas são compartilhadas e amplificadas pelas redes sociais, trazendo riscos para a democracia e os negócios. A reportagem debate o impacto dessa realidade para as organizações e o papel das marcas nesse contexto. A edição entrevista Adam Ellick, diretor do Departamento de Vídeos de Opinião do The New York Times, que dirigiu em 2018 a série “Operation InfeKtion”, trabalho fundamental para quem quer entender a origem da guerra de desinformação.
Os efeitos da pandemia atingiram em cheio a comunicação das empresas em suas várias frentes de atuação, deixando algumas lições. Na seção Think Tank, profissionais de diferentes setores do mercado contam os aprendizados da atual crise para o negócio e, principalmente, para a comunicação das organizações e instituições.
Além disso, esta edição traz um dossiê sobre a pandemia. Com base na pesquisa realizada pela Aberje “Desafio da Covid-19 para a Comunicação Organizacional”, a reportagem conta os principais impactos das medidas de restrição e isolamento social na comunicação corporativa. Exemplos nacionais e internacionais mostram como os comunicadores estão enfrentando a maior crise global dos últimos 100 anos.
Os associados da Aberje também receberão a edição impressa da revista.
Acesse aqui a edição 106 da Revista CE.
Destaques
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?