Aberje lança edição da Revista CE 106 em formato digital, com tema “Infodemia”
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/45853/Capa-revista-470x300.png)
No dia da Comunicação Empresarial e aniversário de 53 anos da Aberje, associação disponibiliza edição especial sobre desinformação e pandemia
Está disponível a partir de hoje, dia 08 de outubro – dia da Comunicação Empresarial e aniversário de 53 anos da Aberje –, em formato digital, a edição 106 da Revista CE Comunicação Empresarial – publicada semestralmente pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial –, uma das principais fontes de conteúdo sobre as tendências do setor, com 29 anos de atividade.
A matéria de capa da edição aborda o tema Infodemia, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o nome dado à imensa quantidade de informação disponível, em que as pessoas já não sabem mais em quem confiar, abrindo caminho fake news e desinformação. “Não estamos apenas lutando contra uma epidemia; estamos lutando contra uma infodemia”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na Conferência de Segurança de Munique em fevereiro de 2020. Especialistas debatem que saímos da era da informação para a era da desinformação, em que notícias falsas são compartilhadas e amplificadas pelas redes sociais, trazendo riscos para a democracia e os negócios. A reportagem debate o impacto dessa realidade para as organizações e o papel das marcas nesse contexto. A edição entrevista Adam Ellick, diretor do Departamento de Vídeos de Opinião do The New York Times, que dirigiu em 2018 a série “Operation InfeKtion”, trabalho fundamental para quem quer entender a origem da guerra de desinformação.
Os efeitos da pandemia atingiram em cheio a comunicação das empresas em suas várias frentes de atuação, deixando algumas lições. Na seção Think Tank, profissionais de diferentes setores do mercado contam os aprendizados da atual crise para o negócio e, principalmente, para a comunicação das organizações e instituições.
Além disso, esta edição traz um dossiê sobre a pandemia. Com base na pesquisa realizada pela Aberje “Desafio da Covid-19 para a Comunicação Organizacional”, a reportagem conta os principais impactos das medidas de restrição e isolamento social na comunicação corporativa. Exemplos nacionais e internacionais mostram como os comunicadores estão enfrentando a maior crise global dos últimos 100 anos.
Os associados da Aberje também receberão a edição impressa da revista.
Acesse aqui a edição 106 da Revista CE.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires