Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30

A Aberje divulgou a “Carta Aberje para Comunicadores por Ocasião da COP30”, um conjunto de diretrizes voltado a profissionais de comunicação de empresas, instituições públicas e organizações da sociedade civil. O documento reconhece a COP30, que será realizada em 2025 em Belém (PA), como um marco na agenda climática global e destaca o papel central da comunicação na mobilização de atores e na efetiva implementação dos compromissos firmados durante a conferência.
A carta recomenda ações em três frentes temporais. Antes do evento, orienta o planejamento de estratégias que considerem a realidade amazônica, o combate à desinformação e a inclusão de vozes locais. Durante a COP30, destaca a necessidade de comunicação transparente, produção de conteúdo acessível e estímulo ao diálogo entre diferentes setores. Após a conferência, reforça a importância da continuidade das ações, com foco em engajamento público, educação midiática e mensuração de impacto.
Ao propor uma comunicação clara, ética e baseada em evidências, o documento posiciona os comunicadores como elos entre ciência, políticas públicas e ação social. A íntegra da carta está disponível no site da Aberje.
Leia a carta na íntegra aqui.
Destaques
- Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
- Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
- Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
- Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
- Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
ARTIGOS E COLUNAS
Leonardo Müller ESG: auge e queda de uma siglaHamilton dos Santos Nova desordem mundialPablo Assolini ESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!Carlos Parente Cuidado com a “comunicação reborn”!Miriam Moura SXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia