Aberje em parceria com a Abag lançam Lab de Comunicação para o Agronegócio


O lançamento do Lab de Comunicação para o Agronegócio Aberje/Abag, patrocinado pela Bayer, realizado no último dia 2/9, em São Paulo, teve auditório lotada e foi à primeira iniciativa de debater temas em torno da comunicação no setor e estimular a troca de experiências.

Hamilton dos Santos (Diretor Geral da Aberje) fez a abertura de lançamento do Lab de Comunicação para o Agronegócio e ressaltou importância de discutir esse tema para o setor. Adiantou também, que entre 2019 e 2020 serão discutidos pelo Lab 12 temas para melhorar a reputação do agronegócio brasileiro por meio da comunicação como: estratégia, verdade, conteúdo clareza, diplomacia, colaboração, diversidade, comunidade, governo, informação, segurança, memória.

Na sequência Paulo Nassar (presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP), fez uma apresentação sobre “memória” um dos temas que será discutido no futuramente pelo Lab e ressaltou: “A memória histórica diz muito sobre a empresa, o passado é o ponto de partida para ações futuras”.
Foi apresentada também, a pesquisa inédita A Comunicação do Agronegócio no Brasil, que mapeou a estrutura de comunicação das principais empresas do setor no país e servirá de base para as ações da Aberje e certamente, também, será uma ferramenta para nortear aqueles que pretender entender e melhorar a comunicação nesse setor.

O evento dividido em duas mesas redondas, a primeira com a participação de Marcello Brito (Presidente do Conselho Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio), Deputado Alceu Moreira (Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária), Deputado Zé Silva (Presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural), e com mediação de Nicholas Vital (Head de Conteúdo da Aberje e Curador do Lab de Agronegócio) discutindo o tema: agronegócio, comunicação, poder e sociedade.

O tema da segunda mesa abordou comunicação, imprensa e agronegócio e contou com as participações de Paulo Pereira (Diretor de Comunicação Corporativa da Bayer), Leandro Narloch (Colunista da revista Crusoé), Juliana Lopes (Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi) e Gislaine Balbinot (Gerente de comunicação da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) como mediadora.
Em ambas as mesas debatedoras o enfoque foi o uso da comunicação de forma eficaz e seus desafios para desmistificar o agronegócio e sua visão destorcida perante o público dos grandes centros urbanos e consequentemente, melhorar a sua imagem e reputação.
Destaques
- Governança em cultura é tema de curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras
- Pedro Torres publica artigo sobre o Fórum Econômico Mundial no Meio&Mensagem
- Revista CE celebra as 50 edições do Prêmio Aberje na edição 112
- Conheça a página “Comunicação para a Transição”
- Jleiva Cultura & Esporte apresenta panorama da cultura nas capitais brasileiras
ARTIGOS E COLUNAS
Nelson Silveira É no silêncio de um ChevroletPablo Assolini 5 erros que prejudicam estratégias de conteúdo proprietárioLeila Gasparindo Tendências para 2025: Comunicação Corporativa em transformação e oportunidades no cenário midiáticoHamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativa