Aberje e McDonald’s divulgam vencedores do Escalando o Futuro 2020
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Banca de jurados avaliou 12 trabalhos finalistas e elegeram três projetos durante showtime. Vencedores são premiados com R$ 4 mil
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Victor Prado, Cecília Nunes de Sá, e a dupla Manoela Cavalheiro e Italo Brasileiro foram os vencedores da 2ª edição do Escalando o Futuro 2020, iniciativa da Aberje com patrocínio do McDonald’s, que tem como objetivo encontrar e desenvolver jovens talentos em contar boas história, proporcionando oportunidades de crescimento pessoal e profissional. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 12 de novembro, durante o showtime transmitido no Youtube da Aberje, após a apresentação dos 12 projetos finalistas para a banca de jurados. Os vencedores faturaram R$ 4 mil. Posteriormente, os projetos-pilotos também poderão ser produzidos e lançados pelo McDonald’s.
No showtime, os finalistas apresentaram seus trabalhos para uma comissão julgadora composta por Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje, Mariana Augusto, gerente de Comunicação do McDonald’s, Fernando Palacios, um dos pioneiros do storytelling no Brasil, e Lígia Sato, gerente de Comunicação da Latam Airlines. A live contou com a participação dos responsáveis pelo programa – Bruno Neves, responsável pela seleção dos participantes; Victor Henrique Pereira (Aberje); e Anderson Lima (McDonald’s).
Para chegar à etapa final, os escaladores apresentaram projetos que preencheram quatro critérios estabelecidos para balizar a avaliação dos jurados: criatividade em storytelling, adequação do projeto com a mídia escolhida, relação e envolvimento com a marca e razoabilidade de aplicação. “Avaliamos critérios técnicos, linguagem do texto, a sacada e a originalidade. A maioria dos projetos abordou questões contemporâneas ligadas à sustentabilidade, à inclusão e à diversidade. O nível dos trabalhos foi excelente”, avaliou Hamilton.
Os escaladores Manoela Cavalheiro, funcionária do Méqui no Rio Grande do Sul e Italo Brasileiro, que cursa Ciências Biológicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) contam que se conheceram durante a trajetória do EoF e se uniram para pensar em uma websérie interativa que fala sobre escolhas, de como pequenos detalhes podem mudar a vida das pessoas. Com linguagem pensada para o Instagram, a história de um jovem que precisa tomar algumas decisões ao longo da vida será dividida em 13 pílulas de aproximadamente um minuto cada. A ideia é disponibilizá-la no Youtube, com links diferentes para que o final possa ser escolhido pelo público.
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Lá do Rio de Janeiro, Victor Prado, estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF), contou que o seu curta-metragem chamado “O que desejo” é uma “dramédia” de 15 minutos, feita para o canal institucional do McDonald’s no Youtube. Seu projeto conta a história de um jovem que tem medo do futuro e de tomar decisões. Engatilhado por um inofensivo Big Tasty que não aparece mais no cardápio, o jovem metódico que viveu anos em piloto automático tem uma crise existencial na fila do McDonald’s ao se dar conta de que nem tudo está sob seu controle.
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Amante das tirinhas, Cecília Nunes de Sá, do Paraná, disse que, caso o seu projeto fosse escolhido, gostaria de ver sua história impressa no papel bandeja dos lanches do Méqui, com o QR Code para a versão digital. A ideia é disponibilizar, junto com a HQ, um sistema de tradução de libras. Ao contar a história do surgimento do McFlurry, a universitária pediu a todos que fechassem os olhos e ouvisse a áudio descrição de sua história intitulada “A Sala Mágica”, e, por três minutos, inspirou a imaginação de quem assistia à live. “Como eu estudo a acessibilidade no meu TCC, eu proponho que ela seja publicada digitalmente. Um dos objetivos é incluir as pessoas com deficiência em questões de representatividade em produtos da Comunicação”, contou a estudante de Relações Públicas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
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Assista à live na íntegra:
A Escalada
Este ano, as etapas foram realizadas de forma 100% online, possibilitando a participação de jovens de todas as regiões do Brasil. Foram 60 inscritos, entre funcionários da rede de restaurantes e universitários. Destes, 38 escaladores foram selecionados para três dias de imersão, vindos de diferentes partes do país: Salvador e Vitória da Conquista (BA), São Paulo, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Sertãozinho, Bragança, Suzano e Itupeva (SP), Rio de Janeiro e Nova Iguaçu (RJ), São José dos Pinhais e Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Viamão, Alvorada e Gravataí (RS), Recife (PE), Poços de Caldas (MG), Manaus (AM) e de João Pessoa (PB).
Nos dias de imersão, os escaladores participaram de workshops sobre produção de conteúdo, storytelling, roteiro, produção audiovisual, literatura, boas práticas de mídias sociais e empreendedorismo, ministrados por profissionais renomados no mercado: David Grinberg, VP de Comunicação da Arcos Dorados, falou sobre “Comunicação e Futuro”; Larissa Câmara, roteirista, diretora, comediante, stand-up e atriz, deu aula sobre “Roteiro”; Elisa Lucinda, atriz, poetisa e escritora, abordou “Literatura e Diversidade”; Fabiana Lavinas, responsável pela comunicação do Rock in Rio, abordou “Comunicação em grandes Eventos”; Felipe Kozlowski, diretor de parcerias no Instagram, falou sobre “Boas práticas no Instagram”; Luana Matos, área de RH da Arcos Dorados, palestrou sobre “Liderança e Empreendedorismo”; João Pedro Paes Leme, ex-diretor executivo da TV Globo, sobre “Produções audiovisuais”; Rafael Sbarai, gerente de produtos digitais da Globo, tratou de “Tendências em Conteúdo”; além de Fernando Palacios, que falou sobre storytelling brasileiro.
Dos 38 escaladores, 12 sinopses foram selecionadas para serem aperfeiçoadas para a apresentação no showtime. Além dos quatro vencedores, apresentaram seus projetos os escaladores: Amanda Assis, Ane Cristina e Ana Clara, Beatris Sabino, Fernanda Medrado, Gustavo Lopes, Larissa Moraes, Larissa Muller, Luana Reis, e Nayonara Stheffane.
História campeã da edição 2019 vira websérie
A primeira edição do Escalando o Futuro foi lançada no ano passado. Um dos vencedores da edição foi o universitário Leonardo Marin, ex-funcionário da rede, que teve sua websérie produzida pelo McDonald’s.
Com o título “Meu Primeiro Emprego”, a série conta a história da Hannah, uma jovem que está realizando o sonho do primeiro emprego no McDonald’s e, com a ajuda de uma fada-madrinha vai tentar fazer do seu primeiro dia um sucesso. Os vídeos já estão disponíveis no site corporativo e no canal do Youtube da Arcos Dorados, empresa responsável por operar a marca McDonald’s na América Latina e Caribe.
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